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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23853

Title: Genêro, ensino e pesquisa em matemática: um estudo de caso
Authors: Menezes, Leopoldina
???metadata.dc.contributor.advisor???: Freire, Ângela Maria
Keywords: Gênero.;Matemática.;Ensino.;Pesquisa.;Mulheres – ensino superior;Matemática – estudo e ensino.;Professores de matemática - identidade de gênero.
Issue Date: 7-Aug-2017
Abstract: Este estudo tem por objetivo investigar, numa perspectiva feminista e abordagem teórica interdisciplinar, a progressiva diminuição do número de mulheres no corpo docente do Departamento de Matemática do Instituto de Matemática da UFBA e possíveis impactos dessa alteração no perfil acadêmico do Departamento. Analisa, ainda, esse fenômeno no contexto da evolução do modelo de universidade no Brasil. Neste sentido, foram traçados os seguintes objetivos específicos: inventariar a presença de homens e de mulheres no quadro docente do Departamento de Matemática da UFBA desde sua fundação (1970) até o ano de 2012; delinear o perfil acadêmico das mulheres e homens docentes deste Departamento, ao longo dessas décadas, considerando as atividades de ensino e pesquisa e as mudanças conjunturais da universidade brasileira nesse período; analisar o processo de diminuição do número de mulheres nos cursos ligados às áreas de exatas; caracterizar as atividades de ensino e de pesquisa de professoras(es) do Departamento, segundo as categorias de análise eleitas ao longo do estudo, a partir da fala dos sujeitos da pesquisa. A base teórica da pesquisa, situada no campo epistemológico feminista perspectivista, ou Standpoint Theory (Harding (2004), inclui as contribuições de Londa Schiebinger, Carla Giovana Cabral, Ângela Freire de Lima e Souza, Lindamir Salete Casagrande, Silvana Maria Bitencourt, Cristina Bruschini, Maria Rosa Lombardi, Jaqueline Leta, Hildete Pereira de Melo, entre outras. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou questionários e entrevistas, cujos resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. O universo desta pesquisa compreende todos os docentes homens e mulheres do Departamento de Matemática do Instituto de Matemática da UFBA, no período de 1970, ano da consolidação da Reforma Universitária, a 2012, ano em que este estudo foi iniciado. O corpus definido para a análise qualitativa foi composto de 44 docentes em atuação no Departamento de Matemática no momento atual. A análise das falas das/os respondentes das entrevistas revelou as categorias de análise que orientaram a discussão sobre a percepção das professoras e dos professores do Departamento de Matemática da UFBA em relação ao objetivo principal da pesquisa. Ao final da análise, avalia-se que, a partir de 2002, a redução do número de mulheres no Departamento pode ter sido consequência não apenas da demora na implantação do doutorado em Matemática, como também dos entraves (família, filhos, casamento, etc.) para que as mulheres docentes lograssem obter essa titulação em outras instituições fora do Estado. Também se constata uma mudança significativa no perfil acadêmico do Departamento, considerando as atividades de ensino e pesquisa.
This study is aimed at investigating, based on a feminist perspective and interdisciplinary theoretical approach, a gradual decrease in the number of women from the lecturers‟staff of the Department of Mathematics at the Mathematical Institute of UFBA and possible impacts of this change on the Department‟s academic profile. In this regard, there were outlined the following specific objectives: identifying the presence of men and women who have been teaching Mathematics at the Mathematics Department of the University since its founding (1970) up to the year 2012; outlining the academic profile of women and men lecturers of this Department, over these decades, by taking into account their activities of teaching and research, as well as the structural changes of Brazilian University in this period. We also want to analyze the process of decreasing the number of women in the courses linked to the exact areas; identifying possible female joints within the Math Department; characterizing the teaching and research activities of teachers inside the Department, in accordance with the categories of analysis, chosen throughout this study, based on the talks about their subjects of the research. The theoretical basis of the research, in the epistemological field of Feminist Standpoint Theory (Harding (2004), included contributions from Londa Schiebinger, Carla Cabral, Angela Freire de Lima e Souza, Lindamir Salete Casagrande, Silvana Maria Bittencourt, Giovana Cabral, Cristina Bruschini, Maria Rosa Lombardi, Jaqueline Leta, Hildete Pereira de Melo, among others. The exploratory research used questionnaires and interviews, the results of which were analyzed both quantitatively and qualitatively. The universe of this research comprises all professors – men and women – belonging to the Department of Mathematics at the Mathematical Institute of UFBA, in the period which has started in 1970, the year of consolidation of University reform, 2012, the year in which this study was also initiated. The qualitative analysis considered 44 teachers in performance at the Department at the present time. The analysis of the comments of the respondents, being interviewed, revealed the categories of analysis that guided the discussion on perception of male and female teachers at the Math Department of UFBA, regarding the main objective of the research. Among the research results, we found that the reduction in the number of women in the Department may have been a consequence not only because the implementation of PhD in Mathematics had been delayed, but also due to other barriers (such as: family, children, marriage, etc.) so that women teachers could get this academic title in other institutions, outside the State of Bahia. We have also observed a significant change in the academic profile inside the Department, when we considered teaching and research activities.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23853
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