Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23766
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Oficinas de aprimoramento da comunicação oral em adultos: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Neves, Paloma Cristina Rodeiro
Falcão, Ana Regina Graner
Toralles, Maria Betânia Pereira
Autor(es): Neves, Paloma Cristina Rodeiro
Falcão, Ana Regina Graner
Toralles, Maria Betânia Pereira
Abstract: Objetivo: relatar a percepção de um sujeito a respeito das Oficinas de Aprimoramento da Comunicação Oral em adultos inscritos na lista de espera da Clínica-Escola Professor Jurandy Gomes de Aragão, da Universidade do Estado da Bahia, com alguma dificuldade na comunicação oral. Metodologia: estudo de caso de caráter qualitativo descritivo e corte transversal, realizado por meio de uma entrevista semiestruturada, dividida em duas etapas. A primeira contendo itens relacionados aos dados de identificação que possam levantar o perfil do sujeito da pesquisa e a segunda, questões norteadoras referentes ao objeto de estudo. A partir do relato obtido, foi feita a análise de Bardin (Análise do Conteúdo). Posteriormente as fases de análise, foi possível organizar categorias de acordo com a frequência de aparecimento no depoimento. Resultados: diante das releituras e análises da narrativa da entrevistada, verificamos que a comunicação efetiva, a empatia e o trabalho em grupo foram fatores presentes durante as Oficinas e decisivos para a eficácia do atendimento fonoaudiológico diferenciado. Conclusão: ficou evidente que a abordagem grupal na Fonoaudiologia é benéfica, facilitando o aprimoramento da comunicação oral. No entanto, considerando-se que a atuação fonoaudiológica em grupo é ainda uma estratégia terapêutica pouco utilizada, novas pesquisas e estudos na área devem ser incentivados.
Palavras-chave: Comunicação
Distúrbios da fala
Prática de grupo
Processos grupais
Terapia da linguagem
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: NEVES, P. C. R.; FALCÃO, A. R. G.; TORALLES, M. B. P. Oficinas de aprimoramento da comunicação oral em adultos: um estudo de caso. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 3, p. 409-415, set./dez. 2016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23766
Data do documento: Set-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
17 V.15, n.3.pdf737,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.