Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23764
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relação entre os achados audiológicos e a percepção da desvantagem auditiva
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Rabelo, Maysa Bastos
Lisboa, Neide Barreto da Silva
Corona, Ana Paula
Lopes, Márcia da Silva
Carvalho, Jozélio Freire de
Autor(es): Rabelo, Maysa Bastos
Lisboa, Neide Barreto da Silva
Corona, Ana Paula
Lopes, Márcia da Silva
Carvalho, Jozélio Freire de
Abstract: A perda auditiva se configura como a segunda maior incapacidade dentre os vários comprometimentos funcionais em idosos, acometendo aproximadamente 1/3 das pessoas com mais de 65 anos. Entre as alterações sensoriais inerentes a este processo, podese citar a presbiacusia, definida como a perda auditiva associada ao envelhecimento, uma das principais causas de isolamento social no idoso. Objetivo: verificar se existe relação entre os achados audiológicos, a queixa de dificuldade para ouvir e a percepção da desvantagem auditiva. Metodologia: trata-se de um estudo do tipo seccional de base ambulatorial, realizado entre abril e agosto de 2015. Os participantes responderam a ficha de coleta desenvolvida para pesquisa, constando os dados sócio-demográficos e queixas otoneurológicas, realizaram a avaliação audiológica básica e o questionário Hearing Handicap Inventory for the Elderly. Resultados: o estudo foi composto por 22 indivíduos, a maioria foi do sexo feminino, com idade variando entre 56 e 86 anos, com média de 66,7 anos. Os resultados do presente estudo revelaram elevada frequência (18/22) de alteração audiológica na população estudada, caracterizada por perda auditiva com maior comprometimento nas altas frequências. Porém, poucos indivíduos referiram dificuldade para ouvir ou apresentaram percepção da desvantagem auditiva. Conclusão: o perfil audiológico dos indivíduos analisados não favorece a percepção da desvantagem auditiva. Entretanto, em virtude da elevada frequência dessa alteração e suas implicações na comunicação, é de fundamental importância a investigação da função auditiva na avaliação de rotina desses indivíduos.
Palavras-chave: Perda auditiva
Envelhecimento
Questionários
Percepção auditiva
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: RABELO, M. B. et al. Relação entre os achados audiológicos e a percepção da desvantagem auditiva. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 3, p. 399-403, set./dez. 2016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23764
Data do documento: Set-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15-V.15, n.3.pdf676,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.