Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23759
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conduta de pacientes oncológicos com mucosites orais quanto ao tratamento farmacológico e não farmacológico
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Silva, Kelle Oliveira
Coutinho, Karolyne Fonseca
Messias, Gladistone Correia
Santos, Geysa Silva
Souza, Érika Pereira de
Autor(es): Silva, Kelle Oliveira
Coutinho, Karolyne Fonseca
Messias, Gladistone Correia
Santos, Geysa Silva
Souza, Érika Pereira de
Abstract: A mucosite oral é uma complicação advinda do tratamento antineoplásico, e o seu tratamento se baseia no esquema não farmacológico e farmacológico. Objetivo: o objetivo do estudo foi identificar o tratamento farmacológico e não farmacológico das mucosites orais ocasionadas pelo tratamento quimioterápico em pacientes oncológicos em uma casa de acolhimento no município de Vitória da Conquista, BA. Metodologia: trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, os dados foram obtidos através de um formulário com perguntas referentes ao objetivo da pesquisa. Resultados: constatou-se que 70% dos pacientes apontaram a quimioterapia e a radioterapia como sendo o tratamento ao qual estavam sendo submetidos, e após o início desse tratamento, 88% dos pacientes apresentaram problemas bucais, sendo que os sintomas que mais os acometeram foram a xerostomia (46%), sensibilidade aumentada a alimentos quentes ou ácidos (38%) e a dor intensa (34%). Conclusão: entre os medicamentos utilizados para tratar os problemas bucais relacionados à mucosite, a nistatina e o fluconazol foram os antifúngicos de maior uso, bem como a clorexidina que tem ação antifúngica e bactericida, esta atua contra bactérias gram-positivas e gram-negativas e como analgésicos mais utilizados à codeína e codeína + paracetamol. Alguns pacientes realizavam bochechos e a crioscopia como modo de minimizar a dor e os efeitos relacionados a mucosite. Observou-se que o tratamento para mucosite utilizado pelos paciente s acompanha o perfil utilizado em outras regiões do país.
Palavras-chave: Câncer
Quimioterapia
Mucosite
Tratamento
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: SILVA, K. O. et al. Conduta de pacientes oncológicos com mucosites orais quanto ao tratamento farmacológico e não farmacológico. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 3, p. 375-381, set./dez. 2016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23759
Data do documento: Set-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11-V.15, N.3.pdf689,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.