Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23756
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perfil da dor no ombro em pacientes com síndrome do manguito rotador
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Dias, Daniela
Pereira Rodrigues, Eder
Pondé de Sena, Eduardo
Gomes Neto, Mansueto
Autor(es): Dias, Daniela
Pereira Rodrigues, Eder
Pondé de Sena, Eduardo
Gomes Neto, Mansueto
Abstract: Introdução: a dor no ombro é um problema musculo-esquelético comum. Estudos apontam uma prevalência estimada de 14 a 21% na população geral. Dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) mostram a concessão de 202.832 benefícios por incapacidade relacionados a problemas do ombro. O objetivo deste estudo é avaliar o perfil da dor no ombro em pacientes com síndrome do manguito rotador. Metodologia: estudo transversal, descritivo, com base em dados colhidos de prontuários clínicos de 103 pacientes atendidos em uma clínica privada de fisioterapia na cidade de Salvador, Bahia, no período de maio de 2006 a maio de 2007. Resultado: do total dos 103 pacientes estudados com lesão do manguito rotador no ombro, 71% dos pacientes foram do sexo feminino. A média de idade dos pacientes foi de 49,2+15 anos. A intensidade da dor foi mensurada através da escala visual analógica (EVA) e teve média de dor de 6,2 ± 2,2, dos quais 50,5 % dos pacientes cursaram com dor no ombro durante seis meses ou mais. Conclusão: o perfil da dor no ombro mostrou predomínio em mulheres, idade acima de 47 anos, ombro direito mais afetado com EVA de leve a moderada, mais presente ao movimento, durante a noite e duração crônica.
Palavras-chave: Dor
Lesões do manguito rotador
Articulação do ombro
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: DIAS, D. et al. Perfil da dor no ombro em pacientes com síndrome do manguito rotador. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 3, p. 359-362, set./dez. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23756
Data do documento: Set-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8-V.15,n.3.pdf669,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.