DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) >
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) >
Teses de Doutorado (PPGCS) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23700

Title: “Eu dizendo uma coisa e todo mundo dizendo outra”: O “abuso sexual infantojuvenil” em múltiplos contextos
Authors: Costa, Irlena Maria Malheiros da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Souza, Iara Maria de Almeida
Keywords: Criança e adolescente – Crime sexual – Fortaleza (CE).;Crime sexual contra as crianças – Problemas sociais - Fortaleza (CE).;Crianças maltratadas sexualmente - Fortaleza (CE).
Issue Date: 27-Jul-2017
Abstract: Esta tese tem como tema central o processo de atuação (enactement) do “abuso sexual infantojuvenil” em múltiplos contextos na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Através de um mapeamento da Rede de Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual da cidade de Fortaleza/CE (Rede) e análise da produção do “abuso sexual infantojuvenil” em algumas instituições que compõem a Rede, traçou-se uma análise de como algumas experiências pessoais vivenciadas se atuam, compõem, formam ou não “abuso sexual infantojuvenil”. Para uma pessoa ser reconhecida como vítima de “abuso sexual infantojuvenil”, faz-se necessário mais do que uma situação sexual imposta por adultos. É preciso a mobilização e manipulação de diversos elementos heterogêneos capazes de formar um conjunto de documentos os quais devem convencer técnicos de que houve um acontecimento com as características tipificadas no Código Penal brasileiro. Entretanto, os elementos esperados nem sempre são encontrados, mobilizados ou manipulados, o que pode gerar descrença nas instituições públicas e arrependimento da denúncia. Na pesquisa, foram realizadas entrevistas em cinco instituições da cidade, com assistentes sociais, psicólogas, advogados, delegada, escrivãs, inspetoras, funcionários de vara criminal, conselheira tutelar, e jovens que viveram a experiência do abuso sexual infantojuvenil na infância e/ou adolescência.
Esta tesis está centrada en el proceso de actuación (enactement) del “abuso sexual infantil y juvenil” en múltiples contextos en la ciudad de Fortaleza, capital de Ceará. A través de un mapeo de la Red de Atención a niños y adolescentes víctimas de violencia sexual en la ciudad de Fortaleza (red) y análisis de la producción de “abuso sexual infantil y juvenil” en algunas instituciones que componen la Red, se observo como algunas experiencias personales vivenciadas actúan, componen, configuran o no el “abuso sexual infantil y juvenil”. Para que una persona sea reconocida como víctima del “abuso sexual infantil y juvenil”, es necesaria más de una situación sexual impuesta por adultos. Es necesaria la movilización y manipulación de distintos elementos heterogéneos capaces de formar un conjunto de documentos que deben convencer a técnicos de que hubo un evento con las características tipificadas en el Código Penal brasileño. Sin embargo, no siempre se encuentran, movilizan o manejan los elementos esperados, algo que puede generar descrédito en las instituciones públicas y arrepentimiento por formalizar la queja. En la investigación, se llevaron a cabo entrevistas en cinco instituciones de la ciudad, con asistentes sociales, psicólogos, abogados, comisarios, escribanos, inspectores, funcionarios de los tribunales penales, consejeros de políticas sociales y familia y jóvenes que han vivido la experiencia del abuso sexual infantil y juvenil en la infancia o adolescência
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23700
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGCS)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
tese completa_irlena_versãofinal.pdf4.18 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA