Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23698
Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento de Biomateriais de Origem Microbiológica Visando à Produção de Placa Miorrelaxante e Outras Aplicações Industriais
Autor(es): Gonçalves, Kenya Karla Felicíssimo
Autor(es): Gonçalves, Kenya Karla Felicíssimo
Abstract: Com o avanço da biotecnologia, aumentou muito o interesse pelos produtos de origem microbiana. Alguns dos fatores que motivam a utilização de produtos microbianos em substituição às fontes convencionais são as possibilidades dos controles automatizados, a disponibilidade de matéria-prima renovável e independência de variações climáticas. Os polímeros de origem bacteriana, também chamados biopolímeros, têm sido objeto de muitos estudos, em especial os exopolissacarídeos, devido às suas bem-sucedidas aplicações industriais. As bactérias ácido-láticas possuem numerosos gêneros produtores de biopolímeros, a exemplo dos exopolissacarídeos. Quase todos os biopolímeros apresentam algumas propriedades importantes para sua aplicação, e alguns possuem pouca rejeição por parte dos tecidos corporais, a exemplo das dextranas que possuem grandes aplicações na indústria farmacêutica e alimentícia. Estas qualidades da dextrana foram decisivas para a sua utilização neste trabalho, que consiste no desenvolvimento de um biomaterial para a produção em escala industrial de uma placa miorrelaxante e um protetor de esporte. Nos últimos anos, vem ocorrendo uma necessidade de se utilizar materiais naturais e não nocivos ao meio ambiente, e a borracha natural volta a ter importância perdida para a borracha sintética. As instituições de pesquisa são as responsáveis pela geração do conhecimento necessário para garantir a competitividade do setor. Algumas delas, como a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária, e a ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, têm sido pioneiras nas pesquisas de melhoramento. A fibra de coco constitui uma alternativa por ser biodegradável e reciclado; o biopolímero dextrana também, já que é biodegradável. Isso economiza cargas a base de petróleo (negro de fumo) e inorgânicas (carbonato de cálcio ou argilas) na formação de materiais, diminuindo os impactos ambientais causados pela disposição inadequada de seus resíduos. Assim, com intuito de melhorar as propriedades do látex não vulcanizado, adicionou-se fibra de coco e dextrana como agentes de reforço, resultando em dois novos compósitos. Realizou-se a caracterização dos compósitos e de cada um dos elementos que fazem parte da constituição. Estudou-se suas características mecânicas do compósito em função da quantidade dos agentes. E conseguiu-se desenvolver um protótipo do produto final, a placa miorrelaxante-SLEEPCONFORT.
Palavras-chave: placa miorrelaxante
biopolímero dextrana
dextrana insolúvel,
fibra de coco
CNPq: Biotecnologia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Renorbio -(Rede Nordeste de Biotecnologia)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23698
Data do documento: 27-Jul-2017
Aparece nas coleções:Tese (Renorbio)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE KENYA VERSAO ENTREGUE.pdf_92,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.