Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23626
Tipo: Tese
Título: FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO PROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO EM REGÊNCIA: O CASO UFBA E SUAS RELAÇÕES COM OUTROS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM REGÊNCIA NO BRASIL
Autor(es): Santana, Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de
Autor(es): Santana, Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar o Curso de Graduação em Regência da EMUS/UFB, relacionando-o com os Cursos de Graduação em Regência de outras Instituições de Ensino Superior no Brasil comparando-os em seus objetivos formativos. Como objetivos específicos, buscou-se descrever os programas gerais dos cursos e o desenvolvimento discente do curso oferecido pela EMUS/UFBA nos últimos quarenta e três anos, através da relação ingresso versus egressos. A metodologia, com abordagem quantitativa, foi estruturada em duas partes: na primeira parte foi realizado um levantamento das Instituições cadastradas no e-MEC e que oferecem o bacharelado em Regência; na segunda parte, o levantamento dos dados de ingressos e egressos, bem como o da estrutura curricular da Graduação em Regência da EMUS/UFBA. A pesquisa apoiou-se na defesa do currículo como construção social, ação essa que envolve todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem. Outra base utilizada para a fundamentação teórica são os saberes musicais e extra musicais necessários ao regente. Ao final, a principal contribuição dessa pesquisa são as inferências advindas dos resultados encontrados: a apresentação das graduações em Regência no Brasil, suas matrizes curriculares, divulgando o leque de possibilidades para a formação em regência, além de fomentar uma discussão sobre a diversidade dos bacharelados existentes, contrapostos às exigências mercadológicas, sociais e às limitações curriculares.
Palavras-chave: Regência
Currículo
Graduação em Regência
CNPq: Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23626
Data do documento: 24-Jul-2017
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação versão final_PPGMUS_repositório.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.