Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23596
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mulheres que educam: experiências de contadoras de histórias |
Autor(es): | Mota, Luciene Freitas |
Autor(es): | Mota, Luciene Freitas |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo apresentar contribuições para continuidade do
movimento de valorização da mulher contadora de histórias na contemporaneidade
através de sentidos educacionais atribuídos a esse ofício por algumas delas. Tendo
a minha história de vida como pano de fundo, foi empreendida uma pesquisa em
duas etapas, orientada pela seguinte questão: que sentidos educacionais
contadoras contemporâneas de história atribuem ao seu ofício? A primeira etapa
constituiu-se de uma investigação bibliográfica sobre a história secular da mulher
contadora de histórias, a contextualização da contação de histórias, de sua origem,
na tradição oral a suas transformações na contemporaneidade. A segunda etapa,
desenvolveu-se a partir de entrevistas narrativas com cinco mulheres contadoras
de histórias, as quais narraram suas memórias de vida-formação-profissão
mostrando como a contação de histórias se alinhava em suas vidas da infância à
idade adulta. Ao relatarem suas experiências, demonstraram os sentidos
educacionais que elas atribuem à contação de histórias. Dessa forma, em diálogo
com os sujeitos de pesquisa, com teóricos e estudiosos, como Warner (1999),
Zumthor (1993),Matos (2005),Bosi (2004), Vygotsky (2000) e Bakhtin (2011), esta
pesquisa intentou mostrar que educar é intrínseco à contação de histórias. Dentre os
muitos sentidos educacionais que se pode atribuir a ela, as contadoras destacaram:
ensino-aprendizagem pelo exemplo; mediação de conflitos; educação da
sensibilidade; formação de leitores. Tais sentidos são circulares e interativos, ou
seja, ouvintes e contadoras de histórias, cada um a seu modo, são tocados e
retocados em sua contínua formação, por meio da arte de contar histórias. This dissertation seeks to present contributions towards the continuity of the female storyteller appreciation movement in contemporaneity through the educational senses that they attribute to their office. Using my life story as a backdrop, a two-step study was undertaken, guided by the following question: What contemporary educational senses of history do you attribute to your craft? The first stage consisted of a bibliographical investigation about the history of female storytellers, the contextualization of storytelling, its origin, the oral tradition and its transformations in contemporary times. The second stage was developed from narrative interviews with five female storytellers, who narrated their memoires of life, education and profession, showing how storytelling aligned with their lives from childhood to adulthood. In reporting their experiences, they demonstrated the educational meanings they attribute to storytelling. Thus, in a dialogue with the research of theoreticians and scholars such as Warner (1999), Zumthor (1993), Matos (2005), Bosi (2004), Vygotsky (2000) and Bakhtin (2011), this study shows that educating is intrinsic to storytelling. Among the many educational senses that can be attributed to it, the storytellers highlighted: teaching-learning by example; conflict mediation; sensitivity education; training of readers. Such senses are circular and interactive, that is, listeners and storytellers, each in their own way, are touched and retouched in their continuous education through the art of storytelling. |
Palavras-chave: | Contação de histórias Educação Arte de contar história Mulheres Oralidade na literatura |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23596 |
Data do documento: | 18-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO Luciene Freitas Mota.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Luciene Freitas Mota ficha catalográfica.pdf | 9,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.