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Tipo: Dissertação
Título: Mulheres que educam: experiências de contadoras de histórias
Autor(es): Mota, Luciene Freitas
Autor(es): Mota, Luciene Freitas
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo apresentar contribuições para continuidade do movimento de valorização da mulher contadora de histórias na contemporaneidade através de sentidos educacionais atribuídos a esse ofício por algumas delas. Tendo a minha história de vida como pano de fundo, foi empreendida uma pesquisa em duas etapas, orientada pela seguinte questão: que sentidos educacionais contadoras contemporâneas de história atribuem ao seu ofício? A primeira etapa constituiu-se de uma investigação bibliográfica sobre a história secular da mulher contadora de histórias, a contextualização da contação de histórias, de sua origem, na tradição oral a suas transformações na contemporaneidade. A segunda etapa, desenvolveu-se a partir de entrevistas narrativas com cinco mulheres contadoras de histórias, as quais narraram suas memórias de vida-formação-profissão mostrando como a contação de histórias se alinhava em suas vidas da infância à idade adulta. Ao relatarem suas experiências, demonstraram os sentidos educacionais que elas atribuem à contação de histórias. Dessa forma, em diálogo com os sujeitos de pesquisa, com teóricos e estudiosos, como Warner (1999), Zumthor (1993),Matos (2005),Bosi (2004), Vygotsky (2000) e Bakhtin (2011), esta pesquisa intentou mostrar que educar é intrínseco à contação de histórias. Dentre os muitos sentidos educacionais que se pode atribuir a ela, as contadoras destacaram: ensino-aprendizagem pelo exemplo; mediação de conflitos; educação da sensibilidade; formação de leitores. Tais sentidos são circulares e interativos, ou seja, ouvintes e contadoras de histórias, cada um a seu modo, são tocados e retocados em sua contínua formação, por meio da arte de contar histórias.
This dissertation seeks to present contributions towards the continuity of the female storyteller appreciation movement in contemporaneity through the educational senses that they attribute to their office. Using my life story as a backdrop, a two-step study was undertaken, guided by the following question: What contemporary educational senses of history do you attribute to your craft? The first stage consisted of a bibliographical investigation about the history of female storytellers, the contextualization of storytelling, its origin, the oral tradition and its transformations in contemporary times. The second stage was developed from narrative interviews with five female storytellers, who narrated their memoires of life, education and profession, showing how storytelling aligned with their lives from childhood to adulthood. In reporting their experiences, they demonstrated the educational meanings they attribute to storytelling. Thus, in a dialogue with the research of theoreticians and scholars such as Warner (1999), Zumthor (1993), Matos (2005), Bosi (2004), Vygotsky (2000) and Bakhtin (2011), this study shows that educating is intrinsic to storytelling. Among the many educational senses that can be attributed to it, the storytellers highlighted: teaching-learning by example; conflict mediation; sensitivity education; training of readers. Such senses are circular and interactive, that is, listeners and storytellers, each in their own way, are touched and retouched in their continuous education through the art of storytelling.
Palavras-chave: Contação de histórias
Educação
Arte de contar história
Mulheres
Oralidade na literatura
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23596
Data do documento: 18-Jul-2017
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