Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23594
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sofrimento moral na equipe multidisciplinar na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica – Uma Revisão Sistemática.
Autor(es): Magalhães, Tayanne Andrade
Autor(es): Magalhães, Tayanne Andrade
Abstract: O termo “moral distress” (sofrimento moral) descreve uma situação em que o indivíduo se angustia com dilemas éticos e morais em sua prática, onde não tem autonomia para agir de acordo com seus princípios devido a constrangimentos externos ou internos. A prática do cuidado na unidade de terapia intensiva pediátrica é particularmente desafiadora pela visão sociocultural e religiosa em lidar com a morte e o fato da morte dessa população vulnerável em sua essência parecer ir contra a ordem natural da vida. Cenário, então, de conflitos morais e éticos de preservação da vida e alívio do sofrimento. Objetivo:Fomentar a reflexão sobre o sofrimento moral entre os profissionais de saúde da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica na prática dos cuidados paliativos, as principais situações em que ocorre, conhecer as consequências individuais e para o trabalho coletivo a fim de serem encontradas possíveis soluções para sua prevenção e seu enfrentamento. Metodologia: Realizou-se uma busca sistematizada e hierarquizada, com emprego de operadores booleanos específicos nas bases de dados SCIELO e PUBMED incluindo artigos até abril de 2015, sem delimitação de parâmetro inicial do ano de publicação. Resultados:Foram encontrados 30 artigos. Pela leitura do título e resumo, foram eleitos 20 artigos para inclusão, sendo finalmente selecionados 15 artigos após viabilidade de leitura completa. Discussão:Sofrimento moral pode ocorrer em qualquer profissão, mais frequentemente reportado entre enfermeiros. As questões que envolvem o ambiente de cuidados críticos causam sofrimento moral, mas há contribuições da gestão institucional, de particularidades individuais e de relacionamento em equipe, gerando prejuízos na qualidade e na prática do cuidado, na esfera pessoal e em grupo. Para minimizá-lo, recomendam-se medidas relacionadas a apoio emocional, habilidades de enfrentamento e incentivo ao trabalho em equipe eficaz. Conclusão:Sendo impossível eliminar o sofrimento moral, estratégias de enfrentamento são necessárias, tornando-o abertamente discutido e incentivando a participação de todos no processo.
Palavras-chave: Sofrimento moral (Moral distress)
Cuidados paliativos (palliative care)
Ethical climate
Multidisciplinary team
Pediactric intensive care
Physician-nurse relations
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23594
Data do documento: 18-Jul-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tayanne Andrade Magalhaes.pdf668,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.