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Title: O trato com o conhecimento da ginástica na escola: contribuições para uma proposta pedagógica pautada na abordagem crítico-superadora da educação física
Authors: Paraiso, Cristina Souza
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santos Júnior, Cláudio de Lira
Keywords: Ginástica;Cultura corporal;Abordagem crítico-superadora;Gymnastics;Gymnastics;Critical-overcoming approach;Gimnasia;Cultura cuerpo;Enfoque crítico-superado
Issue Date: 29-Jun-2017
Abstract: O presente estudo tem como objeto o trato com o conhecimento ginástica na escola. O objetivo foi contribuir para o desenvolvimento da Teoria Geral da Ginástica com base na referência marxista, por meio da sistematização, análise e crítica das possibilidades de trato com o conhecimento da ginástica na escola e da sistematização dos desafios a serem enfrentados pelos grupos de pesquisa em Rede. A pergunta científica diz respeito às possibilidades para o trato do conhecimento da ginástica a partir de parâmetros teóricos metodológicos do materialismo histórico dialético enquanto teoria do conhecimento, da pedagogia histórico-crítica enquanto teoria pedagógica e da abordagem do ensino da educação física crítico-superadora enquanto metodologia específica ao trato dos conteúdos da ginástica na formação dos sujeitos. A tese defendida de trabalho é que configuram-se contribuições relevantes e singulares para o desenvolvimento da Teoria Geral da Ginástica, no trabalho de estudos e pesquisas desenvolvidos por Grupos de pesquisa articulados em Rede que tomam, anunciam e utilizam o materialismo histórico dialético e a pedagogia histórico-critica para fundamentar o trato com o conhecimento da ginástica na escola. A fonte de dados foram os trabalhos de um Grupo de Pesquisa articulado em rede no nordeste do país e que declara, como base da construção teórica da ginástica a referência marxista. Os procedimentos de investigação foram a identificação da produção do Grupo, coleta e análise dos dados e discussão dos resultados a partir da referência teórica marxista que explica como se desenvolve a teoria como categoria da prática. Os resultados do estudo demonstram que a referência teórica do Grupo de pesquisa de base marxista, para construir a teoria geral da ginástica, enfatiza: a) o projeto histórico de superação do capitalismo como horizonte teleológico para orientar o processo de ensino-aprendizagem; b) a teoria pedagógica histórico-crítica como reflexão essencial sobre a natureza e especificidade da educação; (c) função social da escola de socializar o conhecimento sistematizado; (d) a unidade metodológica e o trabalho socialmente útil como princípio educativo; (e) a ginástica enquanto conhecimento clássico do campo da cultura corporal. Concluiu-se que, existe uma possibilidade de essência do desenvolvimento da Teoria Geral da Ginástica subsidiada por uma teoria do conhecimento, educacional e pedagógica de base marxista. Mas, segundo os estudos realizados com o Grupo LEPEL/FACED/UFBA, existem desafios entre os quais se destacam: desenvolver a teoria como categorias da prática o que requer o aprofundamento das investigações tendo como parâmetros teórico-metodológicos o marxismo e a necessidade histórica de superação do modo de produção capitalista.
ABSTRACT The present study aims to deal with gymnastic knowledge in school. The objective was to contribute to the development of the General Theory of Gymnastics based on the Marxist reference, through systematization, analysis and criticism of the possibilities of dealing with the knowledge of gymnastics in the school and of the systematization of the challenges to be faced by the research groups in Network. The scientific question concerns the possibilities for the treatment of the knowledge of the gymnastics from the theoretical methodological parameters of dialectical historical materialism as a theory of knowledge, of the critical-historical pedagogy as pedagogical theory and of the approach of the teaching of critical-overcoming physical education as methodology Specific to the treatment of the contents of the gymnastics in the training of subjects. The thesis defended from work is that relevant and unique contributions to the development of the General Theory of Gymnastics are formed in the work of studies and research developed by Research Groups articulated in Network that take, announce and use dialectical historical materialism and pedagogy Historical-critical to ground the deal with the knowledge of gymnastics in school. The data source was the work of a Research Group articulated in a network in the northeast of the country and that declares, as base of the theoretical construction of the gymnastics the Marxist reference. The investigation procedures were the identification of the production of the Group, collection and analysis of data and discussion of the results from the theoretical Marxist reference that explains how the theory is developed as a category of practice. The results of the study show that the theoretical reference of the Marxist-based Research Group to build the general theory of gymnastics emphasizes: a) the historical project of overcoming capitalism as a teleological horizon to guide the teaching-learning process; B) historical-critical pedagogical theory as an essential reflection on the nature and specificity of education; (C) the social function of the school to socialize systematized knowledge; (D) methodological unity and socially useful work as an educational principle; (E) gymnastics as a classic knowledge of the field of body culture. It was concluded that there is a possibility of the essence of the development of the General Theory of Gymnastics subsidized by a theory of knowledge, educational and pedagogical basis of Marxism. However, according to the studies carried out with the LEPEL / FACED / UFBA Group, there are challenges among which the following stand out: developing theory as categories of practice which requires a deepening of the investigations, having as theoretical and methodological parameters Marxism and the historical necessity of Overcoming the capitalist mode of production.
RESUMEN En este trabajo se estudió el acuerdo con el gimnasio del conocimiento en la escuela. El objetivo es contribuir al desarrollo de la gimnasia teoría general sobre la base de referencia marxista, a través de la sistematización, análisis y crítica de las posibilidades de tratamiento con gimnasio conocimiento en la escuela y la sistematización de los retos que se enfrentan los grupos de investigación red. La pregunta científica se refiere a las posibilidades de la gimnasia conocimiento del acuerdo a partir de parámetros teóricos y metodológicos de la dialéctica del materialismo histórico como una teoría del conocimiento, la pedagogía históricocrítico como la teoría educativa y enfoque de la enseñanza de la educación física crítico-superadora como una metodología especifica las obras de cuestiones de gimnasia en el entrenamiento de los sujetos. La tesis defendida es que estableció contribuciones relevantes y únicos para el desarrollo de la gimnasia Teoría General, el estudio del trabajo y la investigación desarrollada por articulada Grupos Red de Investigación de tomar, anunciar y utilizar el materialismo histórico dialéctico y la pedagogía histórico-crítico para apoyar el acuerdo con el conocimiento de la gimnasia en la escuela. La fuente de datos fue la obra de un grupo de investigación articulada red en el noreste y se declara, en base a la construcción teórica de la referencia marxista gimnasio. Los procedimientos de investigación fueron la producción de la identificación, recolección y análisis de datos y la discusión de los resultados del marco teórico marxista que explica cómo se desarrolla la categoría de teoría y práctica del Grupo. Los resultados del estudio muestran que el marco teórico del grupo de investigación basado en marxista, para construir la teoría general de la gimnasia, hace hincapié en: a) el proyecto histórico de superar el capitalismo como horizonte teleológico para guiar el proceso de enseñanza-aprendizaje; b) la teoría pedagógica histórico-crítico como una reflexión esencial sobre la naturaleza y la especificidad de la educación; (c) la función social del conocimiento socialización escolar sistematizado; (d) la unidad metodológica y el trabajo socialmente útil como principio educativo; (e) el gimnasio mientras que el conocimiento clásico de la esfera de la cultura física. En conclusión, hay una esencia posibilidad de que el desarrollo de la Teoría General Gimnasia subvencionado por una teoría del conocimiento, la base marxista educativa y pedagógica. Pero de acuerdo a los estudios con el Grupo LEPEL/FACED/UFBA, hay desafíos entre los que destacan: desarrollo de las clases teóricas y prácticas que requiere el fortalecimiento de la investigación con los parámetros teóricos y metodológicos marxismo y la necesidad histórica para superar el modo de producción capitalista.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23457
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