Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23391
Tipo: Dissertação
Título: CEManTIKA Test Creator: um método de geração de casos de teste para aplicativos móveis sensíveis ao contexto baseado em modelos e padrões de defeitos
Autor(es): Santos, André Luís Monteiro Pacheco dos
Autor(es): Santos, André Luís Monteiro Pacheco dos
Abstract: O n´umero de aplica¸c˜oes m´oveis e sens´ıveis ao contexto aumenta a cada dia. Estas aplica¸c˜oes precisam ser testadas para assegurar um n´ıvel adequado de qualidade. Quando a aplica¸c˜ao m´ovel depende de informa¸c˜oes de contexto, sejam elas obtidas via sensores f´ısicos e/ou virtuais, a complexidade e o custo relativos `a etapa de testes aumenta consideravelmente, pois os sensores fornecem `a aplica¸c˜ao um volume maior e mais diverso de dados em compara¸c˜ao com a inser¸c˜ao direta pelo usu´ario, como ocorre nas aplica¸c˜oes tradicionais. Existem abordagens que almejam a gera¸c˜ao de casos de teste com informa¸c˜oes de contexto para estes aplicativos. Algumas delas utilizam modelos de contexto da aplica¸c˜ao para gerar casos de teste, ou ent˜ao usam padr˜oes de eventos de contexto. Estas abordagens possuem uma desvantagem no tipo de informa¸c˜ao que ´e gerada, cujo formato geralmente ´e uma s´erie de dados de sensores em baixo n´ıvel, como conjuntos de coordenadas GPS. Dados de contexto de alto n´ıvel, como a chegada, presen¸ca e sa´ıda de uma reuni˜ao, por exemplo, n˜ao s˜ao considerados por estas abordagens. Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a gera¸c˜ao sistem´atica de casos de teste com dados de contexto em alto n´ıvel de abstra¸c˜ao pode ajudar o testador de aplicativos m´oveis. Nesta disserta¸c˜ao propomos um m´etodo (denominado CEmanTIKA Test Creator) para gera¸c˜ao de casos de teste onde o testador confecciona de forma sistem´atica os dados de contexto para os casos de teste. Para apoiar o testador na gera¸c˜ao dos casos de teste, combinamos os dados de contexto obtidos nos modelos de contexto da aplica¸c˜ao com padr˜oes de defeitos em fontes de contexto. Para avaliar a proposta implementamos um prot´otipo dentro da ferramenta de modelagem de contexto CEManTIKA CASE e integramos os casos de teste gerados ao simulador de contexto Context Simulator. Realizamos um estudo emp´ırico com uma abordagem qualitativa na qual participantes volunt´arios executaram o m´etodo proposto em uma aplica¸c˜ao m´ovel de teste denominada NoCamInMeeting. Ao analisar os dados obtidos, conclu´ımos que a abordagem gera casos de teste com boa cobertura, embora com alguma redundˆancia, e tamb´em que a divis˜ao sistem´atica das tarefas para a gera¸c˜ao dos casos de teste ajuda os testadores a poupar tempo e esfor¸co.
Palavras-chave: sistema sensível ao contexto
teste baseado em modelo
padrão de defeito
geração de caso de teste
teste de sensor
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23391
Data do documento: 29-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PGCOMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andre_2016_CEAPG.pdf7,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.