Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23349
Tipo: Tese
Título: Cassacos: trabalhadores na lida contra a fome e a degradação nas obras públicas em tempos de secas. (Ceará, anos 1950)
Autor(es): Ferreira, Lara Vanessa de Castro
Autor(es): Ferreira, Lara Vanessa de Castro
Abstract: Durante as estiagens na década de 1950, diversas frentes de serviços foram organizadas no Nordeste pelo Poder Executivo, via Ministério da Viação e Obras Públicas (MVOP), sob a justificativa de empregar os pobres das secas e controlar também as migrações para os estados de outras regiões. No Ceará, milhares de trabalhadores foram alistados em obras de açudagem, estradas de rodagem, redes de irrigação, eletricidade, prédios públicos, entre outras, protagonizando a edificação de uma volumosa estrutura em todo o estado. Embora muitos já soubessem da dura lida nas obras públicas, uma labuta em situações sociais e culturais distintas das habituais fora dos anos secos, os trabalhadores procuravam os alistamentos para garantir a sobrevivência. Ocupados nas frentes, labutando em troca de comida, os trabalhadores chamados de cassacos ficavam frente a frente a um cotidiano de convivência com o cenário das máquinas, serviço pesado e mal pago, acampamentos precários, escassez de água até para beber e fome. Tudo isso, somado às condições insalubres nas obras, originava uma equação perigosa que resultava na disseminação de doenças, acidentes de trabalho e até morte. Sendo assim, esta tese tem como finalidade estudar as obras públicas em tempos de secas articulada a uma complexa teia de interesses que envolvia autoridades políticas locais e nacionais, donos de terras, comerciantes, engenheiros e outros agentes dos órgãos públicos envolvidos. Fora isso, primordialmente, deseja-se analisar a experiência dos trabalhadores-cassacos e suas famílias no universo das frentes de serviços das secas, o cotidiano, alistamentos, moradia, lida, alimentação, saúde-doença, acidentes, enfim, a luta pela garantia da vida.
Palavras-chave: secas
trabalho
fome
política
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23349
Data do documento: 27-Jun-2017
Aparece nas coleções:Tese (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.