Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23339
Tipo: Dissertação
Título: De órfãos a trabalhadores: Trajetórias das crianças expostas no Asilo Nossa Senhora da Misericórdia da Bahia (1862-1889)
Autor(es): Cerqueira, Alan Costa
Autor(es): Cerqueira, Alan Costa
Abstract: Em 1862, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia inaugurou o Asilo Nossa Senhora da Misericórdia, mais conhecido como Asilo dos Expostos, para abrigar crianças abandonadas na cidade de Salvador. O objetivo principal desta dissertação é analisar as trajetórias das crianças enjeitadas no Asilo dos Expostos, em meio aos princípios institucionais do acolhimento infanto-juvenil, entre 1862 a 1889. A Misericórdia da Bahia criou mecanismos de acolhimento infantil de acordo com a política oficial da institucionalização da criança pobre e órfã que estava se formando no Brasil. Os órfãos do Asilo foram educados a partir dos pressupostos da instrução pública, que tinham o intuito de controlá-los e transformá-los em trabalhadores hábeis, que poderiam se tornar uma alternativa ao trabalho escravo. Outra preocupação desta pesquisa é perceber, através dos discursos oficiais e de ações veladas, como a questão racial e de gênero se relacionaram com o sistema de classificação dos expostos da Misericórdia, bem como suas respectivas experiências no mundo do trabalho. Utilizamos a legislação imperial e provincial, jornais ligados à medicina, à educação, à religiosidade e às relações sociais, de modo geral, como pano de fundo desta pesquisa que também buscou analisar, de maneira exaustiva, a documentação interna da Santa Casa, em especial os livros de matrículas dos expostos, cujos dados foram cruzados com aqueles obtidos em contratos de trabalho, relatórios administrativos e o regulamento do Asilo.
Palavras-chave: criança abandonada
raça
trabalho
identidade de gênero
Asilo Nossa Senhora da Misericórdia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23339
Data do documento: 27-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.