Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23176
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Infecção por Giardia duodenalis e outros enteroparasitos em crianças com câncer e crianças de creche em Salvador, Bahia
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Pacheco, Flávia Thamiris Figueiredo
Silva, Renata Kelly Novais Rodrigues
Mendes, Ana Verena Almeida
Mendonça, Núbia
Ribeiro, Tereza Cristina Medrado
Soares, Neci Matos
Teixeira, Márcia Cristina Aquino
Autor(es): Pacheco, Flávia Thamiris Figueiredo
Silva, Renata Kelly Novais Rodrigues
Mendes, Ana Verena Almeida
Mendonça, Núbia
Ribeiro, Tereza Cristina Medrado
Soares, Neci Matos
Teixeira, Márcia Cristina Aquino
Abstract: Introdução: Crianças constituem um dos principais grupos de risco de infecções por Giardia duodenalis e outros enteroparasitos. A infecção é geralmente assintomática ou pode evoluir para diarreia aguda ou tornar-se crônica, resultando em perda de peso e retardo no crescimento. Em crianças com tumores malignos, a infecção parasitária pode seguir um curso severo ou mesmo resultar em morte. Objetivo: estabelecer a frequência de G. duodenalis e outros enteroparasitos em fezes de crianças com câncer e de crianças de creche. Metodologia: Amostras fecais foram coletadas de 70 pacientes portadores de câncer e 493 crianças de creche e submetidas às seguintes técnicas de diagnóstico: Baermann-Moraes e cultura de fezes em placa de ágar, flutuação em sulfato de zinco, sedimentação por centrifugação e coloração de Ziehl-Neelsen modificado. Resultados: A frequência de enteroparasitos em crianças com câncer e crianças de creche foi de 47,1% e 35,5%, respectivamente. Os parasitos patogênicos mais prevalentes em crianças com câncer foram Blastocystis hominis (11,4%), seguidos por Giardia duodenalis (8,6%). Nas crianças de creche a Giardia duodenalis foi o parasito patogênico significativamente (p<0,05) mais frequente (27,2%). Conclusão: A elevada ocorrência de enteroparasitos encontrada neste estudo evidencia a necessidade de se realizar o exame parasitológico de fezes regularmente em crianças. Em pacientes pediátricos com câncer, devido à leucopenia causada pelo tratamento quimioterápico, infecções parasitárias concomitantes podem levar a quadros intestinais ou mesmo extraintestinais mais graves, sendo importante o diagnóstico precoce e a intervenção médica.
Palavras-chave: Giardia duodenalis.
Blastocystis hominis.
Crianças.
Câncer.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 3 – especial, p. 280-286, set.-dez. 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23176
Data do documento: Set-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3_v.13_3.pdf690,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.