Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23137
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Agravos ortopédicos e doenças ocupacionais em funcionários de uma empresa de teleatendimento como indicadores para a gestão em saúde e melhoria na gestão de pessoas
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira
Zigart, Karina
Fornari, João Victor
Barnabé, Anderson Sena
Autor(es): Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira
Zigart, Karina
Fornari, João Victor
Barnabé, Anderson Sena
Abstract: Introdução: As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga, e constituem-se em um dos principais motivos de absenteísmo entre trabalhadores do serviço de teleatendimento. Objetivo: Quantificar os agravos ortopédicos e identificar a prevalência de doenças ocupacionais do tipo LER/DORT em funcionários de uma empresa do setor de teleatendimento. Metodologia: Estudo descritivo, retrospectivo, transversal e de abordagem quantitativa, que avaliou 382 casos de afastamento do trabalho registrados na empresa avaliada no ano de 2012. Resultados: Observou-se que, dos 140 afastamentos em decorrência de agravos ortopédicos, 48 (34%) relacionaram-se a distúrbios osteomusculares, especialmente da coluna vertebral (24 casos, 17,14%). Conclusão: O número de indivíduos afastados em decorrência de LER/DORT mostrou-se consideravelmente elevado neste levantamento. Redução da carga horária, estímulo à mudanças na posição de trabalho e redução dos movimentos repetitivos são essenciais para ao menos minimizar o quadro aqui apresentado.
Palavras-chave: Gestão em Saúde.
Teleatendimento.
Agravos ortopédicos
Teleatendimento
Epidemiologia.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 1, p. 33-37, jan./abr. 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23137
Data do documento: Jan-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5_v.13_1.pdf661 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.