Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23074
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Discriminação de medidas antropométricas e distorção de imagem corporal em praticantes de exercício contra resistido
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Bartholomeu, Daniel
Montiel, José Maria
Machado, Afonso Antonio
Luz, Luan da Silva
Autor(es): Bartholomeu, Daniel
Montiel, José Maria
Machado, Afonso Antonio
Luz, Luan da Silva
Abstract: por se mostrarem envergonhadas, ou abusar do uso de dietas, exercícios físicos e esteroides anabolizantes. Objetivo: investigar associações entre sintomas de vigorexia, distorções de imagem corporal, e medidas antropométricas. A amostra foi composta por 100 indivíduos de ambos os sexos, todos praticantes de musculação. Metodologia: Os instrumentos de avaliação utilizados foram o Inventário de Dismorfia Muscular (IDM), Avaliação de imagem corporal (Silhuetas) e medidas antropométricas. Resultados: identificouse diferenças significativas nas medidas de cintura, percentual de gordura tricipital e distorção de imagem corporal. Em outro dado significativo, as associações entre gordura tricipetal e abdominal e sintomas de dismorfia muscular ocorreu somente para os homens, sendo que para as mulheres, as associações foram mais fortes (em comparação aos homens) entre os sinais de dismorfia muscular e indicadores de distorção da imagem corporal. Conclusão: as medidas antropométricas podem ser utilizadas como ferramenta de diagnóstico de vigorexia, desde que estejam também associadas a medidas de dobras cutâneas não se restringindo somente à medidas circunferenciais, e um indicador de distorção de imagem corporal.
Palavras-chave: Imagem corporal.
Exercício.
Antropometria.
Psicodiagnóstico.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v.12, n.2, p.198-206, mai./ago. 2013
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23074
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10_v.12_2.pdf786,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.