DSpace

RI UFBA >
Instituto de Matemática >
Doutorado Multiinstitucional de Pós-graduação em Ciência da Computação (DMCC) >
Teses de Doutorado (DMCC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23047

Title: A Method To Support The Adoption of Reuse Technology in Large Software Organizations
Authors: Amorim, Luiz Augusto Matos de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Mendonça Neto, Manoel Gomes de
Keywords: adoption process;software reuse;Adoção de tecnologia de software;Sistema de Crenças e Conhecimento;Prática de Desenvolvimento de Software;Re-significação de crenças
Issue Date: 16-Jun-2017
Abstract: The process of adopting a software technology in a large organization is significantly influenced by organizational culture and behavioral aspects of the practitioners involved in the process. The identification of factors that will facilitate or hinder this process is strongly correlated with the existing system of beliefs and represents a key element to the planning of this process. The adoption of software reuse technology in particular significantly alters the software process of the organization as well as the modus operandi of the involved practitioners. Our aim is to propose an action model based on classes of beliefs that will support the process of adoption of software reuse technology, providing a means to deal with beliefs that may hinder the adoption process. A case study was conducted in a large organization to validate and refine the proposed method. As a result of this work, we propose a method based on the identification of classes of beliefs and re-signification of those that hinders the adoption of software reuse technologies. Also is provided a catalog of beliefs weighted when the impact in the technology adoption process, validated by a group of experts in the reuse area.
O processo de adoção de uma tecnologia de software em uma organização de grande porte é significativamente influenciado pela cultura organizacional e aspectos comportamentais dos profissionais envolvidos no processo. A identificação de fatores que facilitam ou dificultam este processo está fortemente correlacionada com o sistema de crenças atual e representa um elemento-chave para o planejamento desse processo. A adoção da tecnologia de reutilização de software em particular altera significativamente o processo de software da organização, bem como o modus operandi dos profissionais envolvidos. Esta tese propõe um modelo de ação baseado em classes de crenças para apoiar o processo de adoção da tecnologia de reutilização de software, fornecendo um meio para tratar as crenças que podem dificultar o processo de adoção. Um estudo de caso foi realizado em uma organização de grande porte para validar e aperfeiçoar a abordagem proposta. Como resultado deste trabalho, é proposto um método baseado na identificação de classes de crenças e re-significação daquelas que dificultam a adoção de tecnologias de reutilização de software. Também é apresentado um catalogo de crenças referentes à tecnologia de reuso de software, devidamente ponderadas quando ao impacto no processo de adoção da tecnologia, validado por um conjunto de especialistas da área de reuso de software.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23047
Appears in Collections:Teses de Doutorado (DMCC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese LUIZ AMORIM versãoFinal3 Copy.pdf31.66 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA