Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22994
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Prevalência de sintomas da doença do refluxo gastroesofágico em crianças com sobrepeso e obesidade, de Salvador, Bahia
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Rocha, Sabrina Carneiro
Franca, Rita
Silva, Luciana Rodrigues
Marques, Cibele Dantas Ferreira
Autor(es): Rocha, Sabrina Carneiro
Franca, Rita
Silva, Luciana Rodrigues
Marques, Cibele Dantas Ferreira
Abstract: Introdução: A obesidade é uma doença que vem aumentando de forma alarmante em todas as idades e classes sociais de todo o mundo e que atinge adultos e crianças. Na infância tem associação comprovada com várias patologias e mais recentemente estudos foram realizados para correlacionar obesidade com a presença de sintomas gastrointestinais, dentre eles a doença do refluxo gastroesofágico. Objetivo: Determinar a prevalência dos sintomas da doença do refluxo gastroesofágico em crianças com sobrepeso e obesas, de Salvador-Bahia. Método: Estudo descritivo de prevalência, onde foram selecionados 77 pacientes entre 6 a 17 anos com diagnóstico de sobrepeso e obesidade atendidos no Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricasda Universidade Federal da Bahia. Após classificação nutricional, os pacientes responderam a um questionário, enfatizando-se achados relacionados com sintomas de refluxo. Em cada paciente foi aplicado um escore para o cálculo da prevalência, em que foram considerados positivos para a doença do refluxo gastroesofágico, a presença de três ou mais destes sintomas. Resultados: Participaram do estudo 77 pacientes com idade de 6 a 17 anos com diagnóstico de sobrepeso e obesidade. Os sintomas mais prevalentes, foram soluços e dor abdominal em 43 pacientes (55,9%) e em 35 pacientes (45,5%) respectivamente. Regurgitações e vômitos foram os sintomas menos prevalentes em 18 pacientes (23,4%) e 13 pacientes (16,9%) respectivamente. A prevalência geral nesta população de sintomas do refluxo gastroesofágico foi de 14,2%. Conclusão: Foi observada uma correlação positiva entre a obesidade infantil e a presença de sintomas da doença do refluxo gastroesofágico.
Palavras-chave: Obesidade.
Criança.
Refluxo Gastroesofágico.
Pediatria.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: R. Ci. med. biol., Salvador, v.11, n.3, p.271-274, set./dez. 2012
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22994
Data do documento: Set-2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1_v.11_3.pdf102,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.