Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22980
Tipo: Dissertação
Título: Especificação formal,verificação e implementação de um protocolo de comunicação determinista, baseado em ethernet
Autor(es): Regnier, Paul Denis Etienne
Autor(es): Regnier, Paul Denis Etienne
Abstract: Este trabalho apresenta um protocolo que torna o uso compartilhado de Ethernet eficiente para dar suporte aos sistemas de tempo real modernos. O protocolo foi especificado formalmente e sua correção foi atestada automaticamente através de um verificador de modelo. Em seguida, um protótipo foi realizado numa plataforma operacional de tempo real. Os resultados experimentais confirmaram a capacidade do protocolo em atender os objetivos definidos na sua proposta. As aplicações que podem se beneficiar deste protocolo são principalmente aquelas compostas de dispositivos heterogêneos e distribuídos que têm restrições temporais de natureza críticas e não-críticas. Utilizando o protocolo proposto, tais sistemas podem utilizar o mesmo barramento Ethernet de forma eficiente e previsível. A utilização do barramento é otimizada através da alocação apropriada da banda disponível para os dois tipos de comunicação. Além disso, o protocolo, compatível com os dispositivos Ethernet comuns, define um controle descentralizado do acesso ao meio que garante flexibilidade e confiabilidade à comunicação.
Palavras-chave: Ethernet
Tempo Real
Tolerância a falhas
Especificação Formal
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22980
Data do documento: 12-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MestradoPaulRegnier.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.