Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22972
Tipo: Dissertação
Título: Matemática Divertida e Curiosa
Autor(es): Santos, Jonatas Daniel dos
Autor(es): Santos, Jonatas Daniel dos
Abstract: Este trabalho trata, de uma forma geral, das dificuldades que os alunos vêm enfrentando em relação à aprendizagem da matemática, por ser vista por muitos como a matéria mais difícil do currículo escolar, uma vez que se faz necessário decorar os símbolos e as regras que devem ser usadas que são apresentadas através de aulas tradicionais, pouco dinâmicas, desinteressantes e cansativas. Diante deste cenário, é importante que haja uma iniciativa de mudança no ensino e vemos nos jogos uma possível solução para tal problema, sugerindo estratégias como o uso dos jogos e ludicidade em geral para chamara atenção dos alunos para que consigam entender o que está sendo ensinado, causando interesse e motivação, fazendo a aprendizagem tornar-se prazerosa. As habilidades a serem desenvolvidas nas aulas de Matemática através do uso de jogos irão ajudar os alunos na concentração, estruturação do raciocínio lógico, criar estratégias de resolução de problemas e tomadas de decisões, trabalho em equipe e no relacionamento com o próximo. Essas habilidades servirão não somente para as aulas de matemática, mas em outras disciplinas escolares e em sua vida em sociedade.
Palavras-chave: Matemática
Aprendizagem
Ensino
Mudança
Jogos
Motivação
Estratégias
Raciocínio
CNPq: Ensino da Matemática
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22972
Data do documento: 12-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Jonatas.pdf10,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.