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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Utilização da estimulação magnética transcraniana como método diagnóstico em crianças: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Brandão, Renata de Assis Fonseca Santos
Fregni, Felipe
Sena, Eduardo Pondé de
Autor(es): Brandão, Renata de Assis Fonseca Santos
Fregni, Felipe
Sena, Eduardo Pondé de
Abstract: Objetivo: Esta revisão sistemática tem como objetivo revisar o uso da estimulação magnética transcraniana (EMT) como método diagnóstico em crianças. Metodologia: Foi realizada por meio da busca nos bancos de dados do National Center for Biotechnology Information via Pubmed e da The Cochrane Library,, durante o período de 2002 a junho de 2012. Foram utilizadas como palavras-chave: transcranial magnetic stimulation (TMS) AND child. Os critérios de inclusão foram: ensaios clínicos realizados com estimulação magnética transcraniana com pulso simples e/ou pareado, idade amostral de 0 a 18 anos, publicação em língua inglesa, portuguesa ou espanhola. Resultados: De acordo com os critérios, cinco artigos foram incluídos. Entre eles, dois utilizaram a EMT para avaliação de eficiência medicamentosa em crianças com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade; um para avaliar a eficiência da toxina botulínica em crianças com paralisia cerebral; um utilizou a EMT em bebês internados na UTI neonatal; e um descreveu nova maneira de avaliação através da utilização da EMT e ressonância magnética funcional. Conclusões: Os estudos mostraram que a EMT pode ser uma ferramenta útil na avaliação da excitabilidade cortiço-espinhal em crianças. Os parâmetros utilizados nos estudos foram diferentes, o que indica a necessidade de novas pesquisas, seguindo parâmetros semelhantes na população infantil.
Palavras-chave: Estimulação Magnética Transcraniana
Criança.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: R. Ci. med. biol., Salvador, v.11, n.2, p.245-248, mai./set. 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22947
Data do documento: Mai-2012
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