Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22917
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aspectos epidemiológicos da hepatite B a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Estado da Bahia
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Pimentel, Robércia
Schinoni, Maria Isabel
Freire, Songeli M.
Autor(es): Pimentel, Robércia
Schinoni, Maria Isabel
Freire, Songeli M.
Abstract: Introdução: Na estrutura da Organização Mundial de Saúde (OMS) existem 50 indicadores de saúde que avaliam os seus 192 países-membro. Entre os parâmetros de análise, as doenças de notificação compulsória caracterizam a situação de saúde de cada um desses países. Sabe-se que cerca de 35 milhões de pessoas morreram no ano de 2005 por doenças crônicas. No Brasil, estimava-se 2 milhões de portadores crônicos do vírus da hepatite B (VHB) em 2008, apesar das inúmeras estratégias de incentivo a imunoprofilaxia. Objetivo: Analisar dados de hepatite B na Bahia, registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) /DATASUS/MS. Material e Métodos: Busca e análise de dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde, no período de 2007 a 2012. Os parâmetros da pesquisa no SINAN foram: número de casos, gênero, idade; a positividade do AgHBs; além de Salvador, os vários municípios do estado com população acima de 100 mil habitantes. Resultados: Na Bahia, dos 1070 casos de hepatite viral notificados na cidade de Salvador, nos últimos cinco anos, 201 pacientes apresentavam confirmação diagnóstica de AgHBs positivo. Houve associação significativa no gênero masculino e a faixa etária de 20 a 39 anos. Conclusão: A maior prevalência de hepatite B notificada foi de homens adultos jovens e maduros, na cidade de Salvador, Não houve diminuição de casos com o tempo e não existiu proporcionalidade de número de casos com cidade mais populosa.
Palavras-chave: Marcador sorológico
AgHBs
HBV
Hepatite B
Notificação de HBV
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: R. Ci. med. biol., Salvador, v.11, n.2, p.207-211, mai./set. 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22917
Data do documento: Mai-2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15_v.11_2.pdf223,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.