Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22880
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Doença periodontal e aterosclerose: uma revisão de 5 anos da resposta do hospedeiro frente ao desafio microbiano da porphyromonas gingivalis via imunidade inata através do receptor Toll-like
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): de Azevedo Rios, Marcelo
Flores Campos, Paulo Sérgio
Meyer Nascimento, Roberto José
Autor(es): de Azevedo Rios, Marcelo
Flores Campos, Paulo Sérgio
Meyer Nascimento, Roberto José
Abstract: Introdução: A doença periodontal é uma entidade infecciosa e inflamatória bastante comum em adultos. Recentes pesquisas, focando na participação da imunidade inata através de receptores tipo Toll, concernente a relação entre doença periodontal, especialmente relacionada com a Porphyromonas ginvgivalis, e aterosclerose estão disponíveis. Objetivo: realizar uma revisão crítica da literatura acerca da inter-relação Porphyromonas ginvgivalis X aterosclerose X receptores tipo Toll. Métodos: uma busca na base de dados PUBMED através da associação das seguintes palavras-chave: Porphyromonas ginvgivalis, aterosclerose e receptores tipo Toll; Porphyromonas ginvgivalis, doença cardiovascular e receptores tipo Toll; Porphyromonas ginvgivalis, doença cardíaca e receptores tipo Toll. Artigos de revisão (exceto meta-análises) foram excluídos, e o período de investigação foi 2006 a 2011. Apenas artigos que apresentassem, no mesmo texto, a relação entre Porphyromonas ginvgivalis, aterosclerose e receptores tipo Toll foram selecionados. Resultados: Um total de 25 artigos retornou da busca inicial, remanesceram sete que preenchiam os critérios de inclusão. Conclusão: Pesquisas de laboratório arrolados nesse texto demonstraram que reações imunes inatas foram capazes de causar dano endotelial e participar na aterogênese. Uma ligação entre o processo e a presença de Porphyromonas ginvgivalis, uma bactéria periodontal putativa, foi verificada. Todos os trabalhos analisados mostraram clara evidência de que a Porphyromonas ginvgivalis, relacionada à doença periodontal, participa em diferentes momentos da aterogênese e a imunidade inata parece desempenhar um papel importante em todo o processo. Contudo, os estudos revisados foram conduzidos em ambiente laboratorial e devem ser testados em ensaios clínicos em humanos, usando desenhos variados, de modo a tornar o conhecimento aplicável na rotina clínica.
Palavras-chave: Periodontite.
Aterosclerose
Imunidade.
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: R. Ci. med. biol., Salvador, v.10, n.3, p.297-303, set./dez. 2011
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22880
Data do documento: Set-2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13_v.10_3.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.