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Title: Transver o Mundo: o universo particular da criança no contexto hospitalar
Authors: Suzart Thomaz, Carla
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santiago, Diana
Keywords: Música - instrução e ensino;Composição espontânea;Expressão corporal;Multilinguagem artística
Issue Date: 6-Jun-2017
Abstract: O presente memorial descreve a pesquisa de mestrado desenvolvida no hospital Martagão Gesteira com as crianças residentes na ala da UT D (Unidade de Treinamento em Desospitalização) num periodo de nove meses. A pesquisa acolheu uma série de transformações ao longo da sua gestação, sendo influenciada diretamente, a todo tempo, pelo encontro com as crianças, que moldaram os caminhos que o projeto tomou. Por isso a pesquisa assumiu um caráter qualitativo e experiencial, vivenciando e compreendendo a metodologia ao longo do processo, se permitindo desvendar o caminho ao caminhar. A criança hospitalizada se vê inserida em uma multiplicidade de novas atmosferas, novos cheiros, novas presenças, nova paisagem sonora e intensas movimentações emocionais. Por vezes, a infância é de tal maneira arrancada da criança, que esta vai se dissolvendo entre diagnósticos, exames, expectativas e receios, distanciando-se da inventividade da sua imaginação, da ludicidade de seu pensamento e especialmente da necessidade que o corpo tem de brincar. Portanto, os objetivos dessa pesquisa traçaram o rumo da reconexão da criança com sua infância dentro do ambiente hospitalar e da construção de novas linguagens corporais afim de favorecer a comunicação emocional. Ao longo dos encontros foram sendo desenvolvidas atividades de corpo, de criação, de movimento, atividades sinestésicas, sensoriais e de multilinguagem artística — tudo através da música, dos sons e de composições instantâneas (feitas no momento para o momento). A música tomou forma de medicina. Vínculos puderam ser construídos a partir do som e do afeto, gerando campo fértil de troca e confiança, o que permitiu que a pesquisa alcançasse importantes espaços de reflexão da ação e principalmente, oferecesse lugar seguro para as crianças se expressarem. A maioria das crianças internadas nessa ala do hospital não possuía expressão verbal — por motivos de traqueostomia ou de sequela da doença. A demanda expressiva dessas crianças se tornou evidente logo no início da jornada da pesquisa, por isso, muitas gramáticas corpóreas foram desveladas ao longo desses encontros, tornando clara a possibilidade (e ainda mais a necessidade) de aprimorar e expandir outras comunicações.
This document describes a master’s research project developed at Martagão Gesteira Hospital, located in Salvador, Bahia, the first capital of Brazil. The participants were the children who liv ed at the hospital, in the UT D (T raining Unit in Deinstitutionalization) area. The study took nine months. Many changes were made during the research process. It was directly influenced by the meetings with the children, that shaped the course of the study. This explains why this qualitative research became experiential — the methodology was built during the process — and changes were made according to it, if necessary. The hospitalized child is immersed in various atmospheres, smells, presence of different persons, new soundscapes and intense feelings. Sometimes childhood is taken away from the child in this situation, who loses itself in the middle of diagnoses, medical exams, expectations and fears, moving itself far from its imaginations, from its playful thoughts, and specially from the necessity it's body has to play. Therefore, the goals of this research were especially the reconnection of the child with it's own childhood through music, sounds, and other art languages. During the research process some activities were developed to connect the child with its body and creativity, especially synesthetic, sensorial and artistic (multilingual) games. Everything was made through music, through sounds and through compositions created instantaneously, especially for the moment, for what was happening at that time. Music became medicine. Bonds were built from the sound and affection, providing an environment of trust and exchange, what made this investigation reach important reflections of what was being done, and specially to create a safe and pleasant place for the kids to express themselves. The majority of the children at this area in the hospital had almost no verbal expression, caused by tracheostomy or sequel of a disease. The necessity to express themselves became clear as soon as the study begun. So, many body grammars have been developed over these meetings, making clear the possibility and the need to improve and expand other ways of communication.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22833
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