Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22718
Tipo: Dissertação
Título: Trabalhando com Geometria não Euclidiana com Ênfase Para a Geometria do Globo Terrestre na Educação Básica - Proposta de Novas Atividades
Autor(es): Santana, André Luiz Mendes
Autor(es): Santana, André Luiz Mendes
Abstract: O objetivo desta dissertação é o de propor novas atividades (exercícios) de Matemática para a Educação Básica. Tais atividades possuem caráter inovador, haja vista que são muito pouco ou nada exploradas durante as aulas de Matemática, inclusive por autores de livros didáticos ou até nos mais variados concursos vestibulares que ocorrem neste país. Trataremos, portanto, as Geometrias Não-Euclidianas, com ênfase para a Geometria do Globo Terrestre. Os exercícios propostos referem-se ao cálculo da distância entre duas cidades utilizando apenas as suas coordenadas geográfi cas (latitude e longitude), fusos-horários, Intensidade da Radiação Solar nos Solstícios e Equin ocios, Navegação Marítma, dentre outras. A parte te orica já é abordada pela Geogra a, na Educação Básica, entretanto há a necessidade do aprofundamento da parte numérica. Por isso, é essencial que o professor de Matemática conhe ca as consequências dos principais movimentos do planeta Terra (translação e rotação), além das suas coordenadas geográ cas. As atividades aqui propostas são contextualizadas, bem como possuem o caráter interdisciplinar, como preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Geometria Não-Euclidiana
Geometria - História
Geometria do Globo Terrestre
Navegacão Marítima
Movimentos da Terra
CNPq: Ensino da Matemática
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22718
Data do documento: 2-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - André Mendes.pdf7,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.