Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22697
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Correlação entre a histopatologia e teste da urease para pesquisa de H. pylori em pacientes portadores de gastrite
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Tenório, Pedro Pereira
Melo-Junior, Mário Ribeiro de
Autor(es): Tenório, Pedro Pereira
Melo-Junior, Mário Ribeiro de
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de sensibilidade e exatidão entre os testes da urease e histopatológico em diferentes lesões gástricas quanto à colonização pelo Hp. Foram coletadas 240 amostras pareadas de fragmentos da mucosa gástrica, utilizadas para análise histopatológica (n=138) e teste rápido da urease (n=102). Para a análise histopatológica, foram selecionados blocos de parafina com amostras de tecido gástrico submetidos à rotina histológica, montados em lâminas e corados pela técnica de Giemsa. Para o teste da urease, foram coletadas amostras de tecido gástrico através da biópsia endoscópica de rotina. Os resultados obtidos indicam que, no teste da urease, foram identificadas 66.6% de amostras positivas para presença de infecção pelo Hp, contra apenas 39% obtidos pela histopatologia. Quanto ao gênero dos pacientes Hp-positivos, cerca de 63,7% e 60% são mulheres, de acordo com os dados do teste de urease e histopatológico, respectivamente. Em relação às faixas etárias avaliadas através do teste da urease, pode ser notada uma maior ocorrência de pacientes Hp-positivos na faixa mais avançada (maiores de 51 anos), perfazendo um total de 42,6% dos casos estudados, enquanto que, na análise histopatológica, a maior prevalência foi encontrada nos pacientes entre 31e 45 anos. Embora 34 pacientes tenham apresentado resultado negativo para urease, eles apresentavam as mesmas lesões gástricas dos pacientes Hp-positivos identificados pela histopatologia (gastrite crônica ativa erosiva), o que confirma a existência de outros fatores além da infecção pelo Hp como desencadeadores das lesões inflamatórias gástricas. A partir desses resultados, podemos concluir que ambos os testes utilizados têm efetividade e certa eficiência, a depender do momento clínico dos pacientes portadores de gastrite a serem investigados.
Palavras-chave: Helicobacter pylori
Urease
Histopatologia
Giemsa
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: R. Ci. méd. biol., Salvador, v.8, n.3, p.301-306, set./dez. 2009
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22697
Data do documento: Set-2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9_v.8_3.pdf109,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.