DSpace

RI UFBA >
Escola de Dança >
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) >
Dissertações de Mestrado (PPGDANCA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22690

Title: “Vem dançar mais eu, Camará! ” Gingar/dançando na capoeira: uma proposta na educação infantil
Authors: Amorim, Alexandra
???metadata.dc.contributor.advisor???: Rengel, Lenira Peral
Keywords: DANÇA;CAPOEIRA;EDUCAÇÃO INFANTIL
Issue Date: 1-Jun-2017
Abstract: A pesquisa preocupa-se com aspectos ligados à articulação da dança e educação. Tem como objetivo geral analisar as estratégias metodológicas utilizadas no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil com o conhecimento da capoeira. Trata-se de um estudo do tipo etnográfico (ANDRÉ, 2005), baseado na etnopesquisa crítica e multirreferencial (MACEDO, 2000). Caracteriza-se também pela análise de vivências como professora de capoeira na educação infantil por mais de dez anos. São tematizados os aspectos: dança (RENGEL, 2007; 2008; GREINER, 2005; PAREJO, 2010; STRAZZACAPA, 2001; FERRARI, 2016); capoeira (DECÂNIO FILHO, 1997; 2002; CASTRO JUNIOR, 2003; SANTOS, 2003) e; educação e educação infantil (BRASIL, 1998a; 2008; FREIRE, 2007; SODRÉ, 2012). Conclui-se que a riqueza potencial de considerar o movimento como eixo do processo de ensino/aprendizagem do conhecimento capoeira no ensino da arte e da dança, potencializado pela musicalidade, uso de paródias e parlendas, torna as experiências de aprendizagem mais significativas para as crianças. A narração, descrição e análise fundamentada das atividades realizadas e o processo de avaliação da aprendizagem buscam servir de encaminhamentos para referencial, bem como para o processo de produção acadêmica e para o cotidiano pedagógico de professores que atuam no “chão da escola”.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22690
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGDANCA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação ALEXANDRA DA PAIXÃO DAMASCENO DE AMORIM.pdf4.22 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA