Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22642
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Produtos territoriais familiares e certificação
Autor(es): Couto, Vitor de Athayde
Reis, Livia Liberato de Matos
Autor(es): Couto, Vitor de Athayde
Reis, Livia Liberato de Matos
Abstract: Neste artigo analisa-se o desenvolvimento territorial, do ponto de vista da certificação, enquanto vantagem competitiva para a agricultura familiar. Aqui não se trata de produtos ou processos produtivos específicos – embora importantes, eles são apenas uma referência, dentre outras, na construção dos territórios. A certificação territorial que, no caso brasileiro, atende pelo nome de Indicação de Procedência (IP), valoriza e protege o patrimônio sociocultural e ambiental dos agricultores familiares – e não só o produto. O saber fazer de um território, espaço cultural de identidades e de cidadania, é quase sempre negligenciado em favor da transferência e implantação de inovações exóticas, não raro, sob a forma de pacotes tecnológicos. No Brasil, só existem quatro certificações territoriais do tipo Indicação de Procedência, sendo duas na região Sul e duas no Sudeste. Esses projetos políticos apoiam-se na crescente demanda de consumidores mais exigentes quanto à origem, forma de produção, e sustentabilidade, representadas por uma simbologia associada à certificação e a redes locais de produção. Uma vez institucionalizadas, essas redes incorporam aprendizagem, diversidade, e um selo social próprio representativo do consumo consciente.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Desenvolvimento territorial
Qualidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Epamig
Citação: COUTO, Vitor de Athayde Couto; REIS, Livia Liberato de Matos. Produtos territoriais familiares e certificação. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.30, n.250, p.41-45, maio/jun. 2009
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22642
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produtos territoriais familiares e certificação - Informe Agropecuário.pdf340,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.