Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22616
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: "As depredações do último dia 4 de outubro": o quebra-bondes e outras questões referentes ao transporte coletivo em Salvador
Autor(es): Almeida, Fernando Henrique Bomfim de
Autor(es): Almeida, Fernando Henrique Bomfim de
Abstract: As depredações do dia 4 de outubro e as outras questões referentes ao transporte coletivo em Salvador se constituem num trabalho monográfico de pesquisa histórica que se originou de um estudo mais amplo, a partir de uma abordagem estrutural de longo prazo, sobre a evolução dos transportes no Brasil. O Quebra-Bondes de 1930 apresenta-se como o mais importante acontecimento das lutas sociais e políticas do transporte coletivo urbano ocorridas na cidade do Salvador. A continuação destas lutas nas primeiras décadas do século XXI aguça a curiosidade sobre as depredações ocorridas na noite daquele dia contra o escritório central, os veículos de bondes e as instalações infra-estruturais da Circular, a operadora dos transportes à época. O interesse pelos eventos daquela noite é ainda maior por se tratar de veículo de transporte de passageiros cuja tecnologia em seu estado avançado ainda é muito pouco usado no Brasil, a despeito da sua larga utilização em estágio anterior por mais de um século. O Quebra-Bondes atrai para o debate público sobre os transportes urbanos tanto as insatisfações populares com o serviço de transporte coletivo, as quais ensejam ainda hoje queima de ônibus, quanto os conflitos gerados pela concorrência entre tecnologias de transporte coletivo, ainda presente nesta cidade por meio da oposição entre ônibus articulados em corredores e linhas de metropolitano.
Palavras-chave: Bondes
Quebra-bondes
Tecnologias de transporte
Transporte coletivo
Movimentos sociais
Salvador
CNPq: Ciências Humanas
País: Brasil
Sigla da Instituição: FFCH
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22616
Data do documento: 29-Mai-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - História



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.