Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22606
Tipo: Dissertação
Título: Relação do Tecido Adiposo e das Adipocinas com os Parâmetros Bioquímicos e Imunológicos na Leishmaniose Visceral Experimental
Autor(es): Sousa, Adenilma Duranes
Autor(es): Sousa, Adenilma Duranes
Abstract: As leishmanioses são infecções causadas pelo tripanosomatídeo Leishmania sp. Estima-se que 350 milhões de pessoas estão sob o risco de contrair leishmaniose, em todo mundo. A Leishmaniose visceral (LV) é a forma clínica mais grave da doença. Os principais sintomas apresentados são febre prolongada, hepatomegalia, esplenomegalia, hipergamaglobulinemia, pancitopenia, perda de peso, e em casos não tratados, óbito. Algumas alterações bioquímicas e metabólicas são observadas na VL, principalmente aumento das concentrações plasmáticas de triglicerídeos, colesterol e LDL. O tecido adiposo e as adipocinas, podem participar da regulação da resposta imune em processos inflamatórios e em diversas infecções. O objetivo geral desse trabalho foi investigar a relação do tecido adiposo e das adipocinas com parâmetros bioquímicos e imunológicos observados na leishmaniose visceral experimental. Foram utilizados 41 hamsters dourados (Mesocricetus auratus) machos adultos, com peso médio de 132 gramas. Os animais foram infectados com 1X105 promastigota de L. infantum na derme da orelha. A eutanásia ocorreu 4 e 8 meses após a infecção. O Tecido adiposo, o baço e o fígado foram coletados, pesados e acondicionados em solução de conservação. A carga parasitária do baço e fígado, foi avaliada por meio da técnica de diluição limitante. A expressão das citocinas no baço foi avaliada por meio da realização do qRT-PRC. Os parâmetros bioquímicos e as adipocinas foram dosadas no soro. Foi realizada a análise histopatológica e a morfometria do tecido adiposo corado por HE. As análises estatísticas foram realizadas usando o Software GraphPad Prism 5.0. Os animais infectados apresentaram perda de peso e esplenomegalia no oitavo mês de infecção. Os animais apresentaram carga parasitária moderada, tanto no baço, quanto no fígado. Não houve diferença na expressão das citocinas, nem na concentração sérica dos parâmetros bioquímicos e das adipocinas. A carga parasitária do baço e do fígado apresenta correlação negativa com os níveis de albumina. A carga parasitária do baço apresentou correlação negativa com os níveis de colesterol total. A Análise de correlação das adipocinas, mostrou que a adiponectina está correlacionada negativamente com as concentrações de glicose e albumina dos animais controles. E a leptina apresentou correlação negativa com o peso relativo do baço no grupo dos animais controle e correlação positiva com as concentrações séricas de triglicérides e VLDL, em ambos os grupos. Adicionalmente, a leptina apresentou correlação positiva com a carga parasitária do baço e com o peso relativo do tecido adiposo epididimal e retroperitoneal. Já as concentrações de HDL estão correlacionadas negativamente com os níveis de leptina, em hamster infectados com L. infantum. As análises de correlação mostraram que leptina tem relação com o estabelecimento da LV em hamsters.
Palavras-chave: Leishmaniose Visceral
Tecido adiposo
Adipocinas
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22606
Data do documento: 26-Mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PMBqBM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_ Adenilma Duranes Sousa.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.