Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22564
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Saudades eternas, saudades etéreas: o caso de tentativa de preservação do patrimônio cemiterial de Belém do São Francisco-PE
Autor(es): FERRAZ, MICHEL DUARTE
Autor(es): FERRAZ, MICHEL DUARTE
Abstract: O patrimônio cultural é constituído por vários elementos de natureza material e imaterial. Na lista dos bens tangíveis nem sempre são colocados os cemitérios e dispositivos funerários, e mesmo quando estão inseridos nessa categoria, sua patrimonialização não traz garantia de permanência e de integridade. Esse é o caso do antigo cemitério do município de Belém do São Francisco que foi classificado, num inventário realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, como “cemitério de interesse arquitetônico” (1987), tendo sido também tombado em nível local como “Patrimônio Arquitetônico da Prefeitura Municipal” (1995). Mesmo com a presença dessas formas de acautelamento estabelecidas pela Constituição Federal de 1988, o cemitério esteve, nos últimos anos, totalmente abandonado pelo Poder Público e pela sociedade. Assim, foi gradativamente convertendo-se numa floresta, robustecida pelo despejo de esgoto sanitário que corre a céu aberto no seu entorno, deixando-o isolado. Insatisfeitos com tal situação, cidadãos começaram a discutir em rede social as alternativas para viabilizar uma campanha de recuperação e, quem sabe até, poder dar no futuro uma nova finalidade cultural ao antigo campo-santo. Assim, o presente trabalho tem a intenção de relatar a problemática, descrever as ações colaborativas empreendidas e as propostas para o futuro que por ora estão surgindo, além de provocar a sensibilização da sociedade e possíveis colaboradores para a importância da preservação desse bem cultural.
Palavras-chave: Cemitério
Patrimônio cultural
Abandono
Campanha de recuperação
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22564
Data do documento: 23-Mai-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Aperfeiçoamento em Gestão Cultural (IHAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.