Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22562
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A lenda da rádio frei caneca entra no ar: o papel da sociedade civil na construção de uma emissora pública no recife
Autor(es): Iglesias Júnior, Marcus Petronio Fernandes
Autor(es): Iglesias Júnior, Marcus Petronio Fernandes
Abstract: No Recife, a Rádio Frei Caneca é conhecida como uma lenda urbana. Desde sua fundação, na década de 60, a emissora luta para efetivamente entrar no ar como uma rádio pública da cidade. Problemas jurídicos, técnicos e políticos atrasaram o projeto ao longo das últimas décadas. Por outro lado, nos últimos quatro anos a Rádio Frei Caneca viveu um momento importante da sua história. Durante este período, a Prefeitura do Recife autorizou a criação de um Grupo de Trabalho, formado por 20 instituições da sociedade civil, para que discutissem e propusessem propostas que norteassem o funcionamento da emissora nos eixos Gestão, Financiamento e Programação. Este trabalho, portanto, visou avaliar as 53 propostas desenvolvidas por esse GT, de forma a encontrar outros eixos norteadores das propostas. A ideia desta pesquisa foi revelar, desta forma, o que setores da sociedade pernambucana, mais voltados ás áreas da cultura e da comunicação, esperavam da emissora. Basicamente entender o que este Grupo de Trabalho tentou imprimir como marca. Percebeu-se, assim, que tais propostas também englobavam outros eixos, como a Valorização da cadeia produtiva das artes de Pernambuco, a Democratização da Comunicação, o Respeito aos Direitos Humanos, a Autonomia da Sociedade Civil e a Independência Financeira e Transparência da gestão.
Palavras-chave: Rádio Frei Caneca
Participação Social
Democratização da Comunicação
Autonomia da Sociedade Civil
Gestão Pública
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22562
Data do documento: 23-Mai-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Aperfeiçoamento em Gestão Cultural (IHAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcus Fernandes.pdf439,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.