Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22542
Tipo: Dissertação
Título: Construção e análise psicométrica do questionário de distorções cognitivas, versão para adolescentes - (CD-Quest-T).
Autor(es): Souza, Cláudia Luísa Sena Gomes de
Autor(es): Souza, Cláudia Luísa Sena Gomes de
Abstract: O CD-Quest (Questionário de Distorções Cognitivas) é um questionário que identifica equívocos lógicos ou distorções cognitivas e é utilizado como instrumento na Terapia Cognitivo-Processual (TCP). O objetivo deste estudo é construir e analisar as propriedades psicométricas do CD-Quest-T, versão para adolescentes em uma amostra de 299 estudantes entre 11 e 17 anos de escolas públicas e privadas em Salvador/BA. Na fase de construção, os itens foram reduzidos de 15 itens para 8 itens e a linguagem foi adaptada para essa faixa etária, a estrutura continuou idêntica a original, que passou pela avaliação de 5 juízes. Na avaliação das propriedades psicométricas do CD-Quest-T, o questionário foi divido para análise em uma escala total e duas subescalas de frequência e intensidade. A consistência interna na escala total foi de (α=0,77). Foi utilizado o SCARED-R (Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders- Revised) e CDI (Children's Depression Inventory) para avaliar a validade convergente, o que confirma a confiabilidade e fidedignidade do instrumento. Portanto, o CD-Quest-T apresenta propriedades psicométricas adequadas e satisfatórias
Palavras-chave: Psicometria
Terapia Cognitiva
Distorções Cognitivas
Adolescentes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22542
Data do documento: 19-Mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia Luísa Sena.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.