Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22518
Tipo: Dissertação
Título: Produção do conhecimento Stricto Sensu dos professores que trabalham nos cursos de Educação Física da Bahia - 1982 a 2012: determinações históricas da política nacional de pós-graduação
Autor(es): Alves, Moises Henrique Zeferino
Autor(es): Alves, Moises Henrique Zeferino
Abstract: Essa dissertação é parte do esforço que vimos realizando na linha de pesquisa epistemologia do grupo LEPEL da FACED/UFBA, em vista ao balanço crítico da produção do conhecimento stricto sensu em Educação Física na região nordeste. Parte do acúmulo de estudos e investigações desenvolvidas no projeto EPISTEFNORDESTE/Bahia que tem como título: Projetos integrados de pesquisa em rede: Realidade e possibilidades da produção do conhecimento em educação física, esporte e lazer dos docentes (mestres e doutores) de instituições formadoras de professores de educação física do estado da Bahia – 1982 a 2012, que se articula ao projeto temático do grupo PAIDEIA/FE/UNICAMP - Produção do conhecimento em Educação Física no nordeste do Brasil: análise cienciométrica e epistemológica dos impactos do sistema de pós-graduação na formação de docentes, mestres e doutores, e na implementação da pesquisa nas instituições do ensino superior da região nordeste. Tem como problema de investigação: Quais as contradições da produção do conhecimento dos professores que trabalham em cursos de Educação Física no estado da Bahia (1982-2012), considerando nexos e determinações contraditórias dos Planos Nacionais de Pós-graduação? Têm como fonte de dados/informações a análise de 86 produções (teses e dissertações) produzidas por professores de Educação Física que trabalham nos cursos de formação de professores de Educação Física do estado da Bahia no período de 1982 a 2012 e a análise de cinco Planos Nacionais de Pós-Graduação. Para a análise dos dados, partimos da base teórica do materialismo histórico-dialético. Os procedimentos de análise se basearam nos apontamentos de Kosik: (1976, p. 37), Minuciosa apropriação histórica do objeto com pleno domínio do material investigado; Análise das formas de desenvolvimento do material investigativo sobre o objeto; Investigação da coerência interna do objeto. Os resultados apontam que a produção do conhecimento que analisamos possui um caráter predominantemente conservador e reacionário, com interesses atrelados a classe dominante e a serviço do capital, sendo 70% desenvolvida com base nas leis e princípios da lógica formal e apenas 30% com base na lógica dialética. Os determinantes históricos que explicam essa realidade, considerando a Política Nacional de Pós-graduação, que indentificamos foi: a) o estado burguês, enquanto comitê responsável por gerir os negócios da burguesia, não pode traçar políticas públicas que atendam aos anseios da classe trabalhadora, tão pouco uma Política Nacional de Pós-graduação que coloque o conhecimento produzido nos programas de pós-graduação a serviço das necessidades de emancipação dos trabalhadores; b) o modo de produção capitalista no atual estágio de seu desenvolvimento é marcado pela sua crecente dificuldade de valorização, o que o impele a impor a escala global o ajuste permanente fundomonetarista com o objetivo de reverter a queda da taxa de lucro e criar condições renovadas para a exploração do trabalho, no contexto da qual a universidade e produção do conhecimento é colocada a serviço deste objetivo, cujas consequências são a consituição da universidade operacional e a integração da pesquisa ao capital produtivo; c) Os PNPG apresentam objetivos e diretrizes que orientam a pós-graduação de modo a fomentar a privatização e mercadorização do conhecimento, o estranhamento do trabalho do professor/pesquisador, o produtivismo acadêmico e, consequentemente, uma lógica formal de se fazer ciência.
Esa disertación es parte del esfuerzo que venimos realizando en la línea de investigación epistemologia del grupo LEPEL de la FACED/UFBA, en vista al balance crítico de la producción del conocimiento stricto sensu en Educación Física en la región nordeste. Parte del acúmulo de estudios e investigaciones desarrolladas en el proyecto EPISTEFNORDESTE/Bahia que tiene como título: Proyectos integrados de investigación en red: Realidad y posibilidades de la producción del conocimiento en educación física, deporte y ocio de los docentes (maestros y doctores) de instituciones formadoras de profesores de educación física del estado de Bahia – 1982 a 2012, que se articula al proyecto temático del grupo PAIDEIA/FE/UNICAMP - Producción del conocimiento en Educación Física en el nordeste de Brasil: análisis cienciométrica y epistemológica de los impactos del sistema de pós-graduación en la formación de docentes, maestras y doctores, y en la implementación de la investigación en las instituciones de la enseñanza superior de la región nordeste. Tiene como problema de investigación: ¿Cuáles las contradicciones de la producción del conocimiento de los profesores que trabajan en cursos de Educación Física en el estado de Bahia (1982-2012), considerando nexos y determinaciones contradictorias de los Planes Nacionales de Polvos-graduação? Tiene como fuente de datos/informaciones el análisis de 86 producciones (tesis y dissertações) producidas por profesores de Educación Física que trabajan en los cursos de formación de profesores de Educación Física del estado de Bahía en el periodo de 1982 a 2012 y el análisis de cinco Planes Nacionales de Pós-Graduación. Para el análisis de los datos, partimos de la base teórica del materialismo histórico-dialético. Los procedimientos de análisis se basaron en los apontamentos de Kosik: (1976, p. 37): Minuciosa apropiación histórica del objeto con pleno dominio del material investigado; Análisis de las formas de desarrollo del material investigativo sobre el objeto; Investigación de la coherencia interna del objeto. Los resultados apuntan que la producción del conocimiento que analizamos tiene un carácter predominantemente conservador y reacionário, con intereses atrelados la clase dominante y a servicio del capital. siendo 70% desarrollada con base en las leyes y principios de la lógica formal y sólo 30% con base en la lógica dialéctica. Los determinantes históricos que explican esa realidad, considerando la Política Nacional de Pós-graduación, que indentificamos fue: a) el estado burguês, mientras comité responsable por gestionar los negocios de la burguesia, no puede trazar políticas públicas que atiendan a los anhelos de la clase trabajadora, tan poco una Política Nacional de Pós-graduaçión que coloque el conocimiento producido en los programas de pos-graduación a servicio de las necesidades de emancipação de los trabajadores; b) el modo de producción capitalista en el actual estágio de su desarrollo es marcado por su crecente dificultad de valorización, lo que el impele a imponer la escala global el ajuste permanente fundomonetarista para la explotación del trabajo, en el contexto de la cual la universidad y producción del conocimiento es colocada a servicio de este objetivo, cuyas consecuencias son la consituição de la universidad operacional y la integración de la investigación al capital productivo; c) Los PNPG presentan objetivos y directrices que orientan a pos-graduación de modo a fomentar la privatización y mercadorização del conocimiento, el estranhamento del trabajo del profesor/investigador, el produtivismo académico y, consecuentemente, una lógica formal de hacerse ciencia.
Palavras-chave: Educação física
Epistemiologia
Produção do conhecimento
Planos Nacionais de Pós-graduação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22518
Data do documento: 15-Mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de mestrado_MOISES ALVES.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.