Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22041
Tipo: Dissertação
Título: Sistema de Informação da Atenção Básica: utilização para o acompanhamento das ações da Estratégia de Saúde da Família.
Autor(es): Silva, Joanita Corrêa da
Autor(es): Silva, Joanita Corrêa da
Abstract: Este estudo tem como objetivo descrever as características da utilização das informações geradas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) no acompanhamento das ações na atenção primária. Caracteriza-se como o estudo descritivo de corte transversal. A população foi composta por profissionais das equipes da ESF do município de Aracaju. Foi verificado que a maioria dos profissionais de saúde conhece os sistemas de informação em saúde, porém observa-se que poucos utilizam e manuseiam os sistemas; 52% (107) não receberam treinamento para manusear o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB); verifica-se que 55% (113) dos profissionais das ESF não conhecem o fluxo das informações geradas pelo SIAB; 38% (79) referiram alguma dificuldade para utilizar o sistema. 63% (130) dos profissionais não consideram o SIAB como um sistema de confiabilidade. Entretando foi evidenciado que 72% (149) dos profissionais da ESF consideram a adoção do SIAB na UBS como ferramenta para o monitoramento de saúde. Os profissionais informam que eles utilizam os dados do SIAB para o planejamento e avaliação das ações no tocante aos programas de saúde, enquanto que 74% (153) dos profissionais tem uma rotina na UBS com a equipe da ESF para a discussão dos resultados do sistema de informações.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Sistemas de Informação
Estratégia Saúde da Família
Gestão de Sistemas de Saúde
Acompanhamento
Monitoramento
CNPq: Saúde Coletiva
País: Brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22041
Data do documento: 20-Abr-2017
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MP. JOANITA CORREA. 2012.pdf633,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.