Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22027
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Integração da Gestão Estratégica, Governança e Gestão de Riscos: impacto da crise de 2008 em duas companhias de alimentos
Autor(es): Silva Junior, Antonio Francisco de Almeida da
Araújo, Raquel Angelo
Cabral, Sandro
Autor(es): Silva Junior, Antonio Francisco de Almeida da
Araújo, Raquel Angelo
Cabral, Sandro
Abstract: Durante a crise de 2008, diversas empresas brasileiras acumularam perdas bilionárias, como resultado de estratégias empresariais calcadas em exposição cambial elevada, de falhas de gestão de riscos e de governança corporativa. O objetivo deste trabalho é identificar os fatores e as estratégias adotadas que contribuíram para que duas empresas muito similares seguissem trajetórias distintas na crise financeira de 2008. Para compreender melhor o assunto, fez-se uma breve análise dos fundamentos da governança corporativa, das exigências das listagens da BM&FBOVESPA e dos princípios de gestão de riscos financeiros. A pesquisa identificou que a política de gestão de riscos é elemento fundamental na aplicação das boas práticas de governança corporativa e que, apesar das inúmeras iniciativas de diversas instituições reguladoras e autorreguladoras em estabelecer mecanismos que garantam a boa utilização dessas práticas, ainda podem existir falhas de gestão capazes de permitir que empresas consideradas sólidas adotem estratégias que podem comprometer sua própria existência.
Palavras-chave: Estratégias Financeiras
Governança Corporativa
Gestão de Riscos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22027
Data do documento: Out-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.