Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22011
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Administração do Desenvolvimento na perspectiva Guerreirista: conceitos, contribuições e implicações
Autor(es): Santos, Elinaldo Leal
Santos, Reginaldo Souza
Braga, Vitor Lélio
Autor(es): Santos, Elinaldo Leal
Santos, Reginaldo Souza
Braga, Vitor Lélio
Abstract: Percebe-se, hoje, um interesse, por parte dos pesquisadores da área dos Estudos Críticos em Administração (ECA) e dos Estudos Críticos em Desenvolvimento (ECD), em incluir o fenômeno da gestão do desenvolvimento nas suas investigações. Entretanto, constata-se que na década de 1960 já havia uma preocupação, por parte de Guerreiro Ramos, em relacionar o fenômeno da gestão com o do desenvolvimento das nações. Neste artigo, revisita-se o pensamento de Alberto Guerreiro Ramos, de modo a verificar as contribuições desse teórico para o campo da Administração do Desenvolvimento. Trata-se de um estudo exploratório de natureza bibliográfica das obras nas quais o autor, direta ou indiretamente, versou sobre a temática da gestão do desenvolvimento. O resultado das análises revela que alguns conceitos centrais, como fato administrativo, racionalidade substantiva, homem parentético e sociedade multicêntrica, são fundamentais para a compreensão da Administração do Desenvolvimento, como campo que se propõe a estudar a gestão das relações sociais de produção, distribuição e consumo dos países, regiões, lugares e/ou organizações.
Palavras-chave: Administração do Desenvolvimento
Guerreiro Ramos
Sociedade
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22011
Data do documento: Jul-2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Administração do Desenvolvimento na perspectiva Guerreirista - conceitos, contribuições e implicações.pdf663,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.