Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2198
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Redes colaborativas, ética hacker e educação
Título(s) alternativo(s): Educação em Revista
Autor(es): Pretto, Nelson De Luca
Autor(es): Pretto, Nelson De Luca
Abstract: O texto discute as transformações do mundo contemporâneo a partir da presença intensa de tecnologias digitais de informação e comunicação. Analisa o que denominamos de labirinto espaço-temporal, constituidor da hipertextualidade do mundo contemporâneo. Parte da compreensão das tecnologias digitais para discutir as novas linguagens e a sua apropriação pela juventude. Analisa a produção do conhecimento em função do movimento global de produção colaborativa de conhecimento livre com base na denominada ética hacker para, pensar a educação numa perspectiva colaborativa. Destaca o papel da cultura digital enquanto espaço aberto no qual os novos modos de relacionamento e de intercâmbio de culturas promovem, potencialmente, novas possibilidades de produção de conhecimentos e culturas. Propõe ao final, considerar a educação com base na pluralidade construindo novas educações.
Palavras-chave: Conhecimento Livre
P2P
Ética Hacker
Educação
Produção Colaborativa
Free Knowledge
Peer-To-Peer
Hacker Ethic
Education
Collaborative Production
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2198
Data do documento: Dez-2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v26n3a15.pdf91,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.