Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21957
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O homem contemporâneo e os sentidos de desenvolvimento e de educação
Autor(es): Ribeiro, Maria Teresa Franco
Santos, Iracema Lima dos
Melo, Adriana Ferreira de
Autor(es): Ribeiro, Maria Teresa Franco
Santos, Iracema Lima dos
Melo, Adriana Ferreira de
Abstract: A partir das reflexões de Marx, da reverberação de seu pensamento em diversos autores e da complexidade das transformações do mundo contemporâneo, centramos nossa reflexão sobre a necessidade de outros olhares sobre a questão do chamado desenvolvimento que levem em conta a educação, a formação/transformação dos sujeitos; educação como práxis em que ação e reflexão caminham de forma solidária e se iluminam de forma constante, mutuamente. A educação é aliada fundamental no processo de reencontro e de transformação dos sujeitos do mundo, fragmentados, desqualificados e invisibilizados pela ciência moderna. Ela deve buscar a formação/transformação contínua da consciência crítica, o despertar de um vir a ser o que se é, proporcionando, aos mais diferentes sujeitos, a realização como “pessoa a tempo inteiro”, para usar a expressão de Mia Couto.
Palavras-chave: Educação
Desenvolvimento
Sujeitos do mundo
Transformação
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21957
Data do documento: Jan-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Homem Contemporâneo e os Sentidos de Desenvolvimento e de Educação.pdf205,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.