Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21952
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A descentralização e regionalização das ações de vigilância laboratorial no estado da Bahia: a experiência da rede de laboratórios de saúde pública
Autor(es): Will, Rosane Maria Magalhães Martins
Landim, Edivânia Lúcia Araújo Santos
Guimarães, Maria do Carmo Lessa
Pagliarini, Edna Maria
Mota, Cristiane Oliveira da
Autor(es): Will, Rosane Maria Magalhães Martins
Landim, Edivânia Lúcia Araújo Santos
Guimarães, Maria do Carmo Lessa
Pagliarini, Edna Maria
Mota, Cristiane Oliveira da
Abstract: Este artigo analisa a experiência da descentralização e regionalização da Rede de Vigilância Laboratorial no estado da Bahia, no contexto de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do federalismo sanitário brasileiro. Para tanto, discute-se as novas configurações da rede de atenção integral à saúde, em especial a estruturação da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (RELSP), com ênfase para a implantação dos Laboratórios Municipais de Referência Regional (LMRRs) nos municípios-sede de Regiões de Saúde. Foi priorizado esse foco de análise, uma vez que inexistiam, até o ano de 2007, serviços dessa natureza para atender de forma descentralizada e regionalizada doenças e agravos de vigilância epidemiológica, situação essa que reproduzia as iniquidades regionais e comprometia a expansão da cobertura diagnóstica por eventos de interesse para a Saúde Pública e a integralidade da atenção à saúde. Para tanto, utilizou-se de análise de documentos institucionais, normativos e observação participante por considerar que a maioria dos autores integra o quadro de técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-BA). Os resultados revelam que houve expressivo esforço indutor da esfera estadual para fomentar o processo de descentralização e regionalização das ações de vigilância laboratorial no estado da Bahia, porém não foi suficiente para superar as desigualdades regionais, as diferentes capacidades organizativas do sistema de saúde em âmbito local, uma vez que essa situação reflete a dinâmica política do federalismo sanitário brasileiro e a conformação do modelo de atenção à saúde no Brasil.
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde
Descentralização
Regionalização
Federalismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21952
Data do documento: Jul-2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.