Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21946
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Evidenciação socioambiental de empresas baianas: uma análise na web 2.0 à luz da teoria da legitimidade
Autor(es): Gomes, Sônia Maria da Silva
Oliveira, Nverson da Cruz
Cruz, Thayse Santos da
Oliveira, Neylane dos Santos
Autor(es): Gomes, Sônia Maria da Silva
Oliveira, Nverson da Cruz
Cruz, Thayse Santos da
Oliveira, Neylane dos Santos
Abstract: Este estudo teve o propósito de verificar o nível de divulgação de informações de natureza socioambiental das empresas baianas através das redes sociais no ano de 2012. Utilizou-se para tanto, os Bancos de Dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para levantar as organizações empresariais sediadas no estado da Bahia. A amostra foi composta por 256 empresas que implantaram o SGA e/ou práticas de sustentabilidade. Os dados foram coletados com base nas postagens das empresas nas redes sociais, mais especificamente, o Facebook, Orkut e Twitter no período de Setembro de 2011 a Agosto de 2012. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica para identificar as informações socioambientais. O ranking das empresas que mais divulgam informações socioambientais na web 2.0 é liderado por empresas industriais. Os resultados encontrados se coadunam com os pressupostos da teoria da legitimidade. Sugere-se que pesquisas futuras investiguem se o volume em percentual de postagens em redes sociais relacionadas à problemática socioambiental cresceu em relação ao encontrado por esta pesquisa. Além disso, recomenda-se a investigação da percepção dos gestores quanto ao impacto da utilização das redes sociais para divulgação das ações socioambientais.
Palavras-chave: Evidenciação Socioambiental
Teoria da Legitimidade
Web 2.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21946
Data do documento: Mar-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evidenciação Socioambiental de Empresas Baianas - uma Análise Na Web 2.0 à Luz da Teoria da Legitimidade.pdf265,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.