Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21934
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ação planejada e intenção empreendedora entre universitários: analisando preditores e mediadores
Autor(es): Gondim, Sônia Maria Guedes
Pereira, Cícero Roberto
Ferreira, Aleciane da Silva Moreira
Autor(es): Gondim, Sônia Maria Guedes
Pereira, Cícero Roberto
Ferreira, Aleciane da Silva Moreira
Abstract: Este estudo analisa o efeito de variáveis de percepção de contexto do ambiente universitário e familiar e também de variáveis motivacionais e atitudinais na intenção empreendedora de jovens universitários. Testou-se também a influência indireta da atitude positiva em relação ao empreendedorismo nessas relações. Participaram 2.999 estudantes de diversos cursos de uma universidade pública do Brasil. Os resultados indicam que a motivação para o poder, seguida pela aprendizagem empreendedora e a menor percepção de risco são melhores preditores da intenção empreendedora. Além disso, os efeitos das relações entre motivos de poder, aprendizagem empreendedora e percepção de risco na intenção empreendedora são mediados pela atitude positiva em relação ao empreendedorismo. O estudo oferece evidências a favor das teorias da ação racional e da ação planejada, ressaltando o papel fundamental da atitude na intenção de escolha do empreendedorismo.
Palavras-chave: Intenção empreendedora
Ação planejada
Atitude
Empreendedorismo
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21934
Data do documento: Jan-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ação planejada e intençãoo empreendedora entre universitários - analisando preditores e mediadores.pdf446,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.