Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21912
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Corporate Sustainability Practices, Coping Strategies to Climate Change and Value Creation: a study with non-financial companies listed on the BM&FBOVESPA
Autor(es): Cruz, Thayse Santos da
Gomes, Sônia Maria da Silva
Bruni, Adriano Leal
Dias Filho, José Maria
Oliveira, Neylane dos Santos
Oliveira, Nverson da Cruz
Autor(es): Cruz, Thayse Santos da
Gomes, Sônia Maria da Silva
Bruni, Adriano Leal
Dias Filho, José Maria
Oliveira, Neylane dos Santos
Oliveira, Nverson da Cruz
Abstract: Esta pesquisa investigou a relação entre práticas de sustentabilidade empresarial, estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas e o valor das empresas não financeiras listadas na BM&FBOVESPA. Para tanto, analisou-se o critério gestão, da dimensão mudanças climáticas do questionário do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), utilizou-se como proxy do valor das empresas o Q de Tobin e, para mensurar a variável sustentabilidade empresarial empregou-se como proxy a inclusão no ISE. A análise de regressão linear múltipla envolveu dados de 179 empresas, referentes ao ano de 2013. Os resultados demonstraram que, não é possível afirmar ao nível de significância de 5%, que existe relação positiva estatisticamente significativa entre práticas de sustentabilidade empresarial, estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas e o valor das empresas investigadas. Portanto, esta pesquisa encontrou evidências que tais informações não são consideradas como relevantes pelo mercado de capitais brasileiro para fins de tomada de decisão de investimentos.
Palavras-chave: Práticas de Sustentabilidade Empresarial
Estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas
Valor da empresa
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21912
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Corporate sustainability practices, coping strategies.pdf571,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.