Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2189
Tipo: Artigo de Periódico
Título: "Politics 2.0": a campanha online de Barack Obama em 2008
Título(s) alternativo(s): Revista de Sociologia e Política
Autor(es): Gomes, Wilson da Silva
Fernandes, Breno
Reis, Lucas
Silva, Tarcizio
Autor(es): Gomes, Wilson da Silva
Fernandes, Breno
Reis, Lucas
Silva, Tarcizio
Abstract: O artigo examina o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas on-line em eleições presidenciais do ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicação política em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha on-line de Barack Obama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, mais exitosa desse tipo de operação política, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como um estudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursos digitais e on-line em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas as campanhas on-line e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades desse tipo de campanha política. Concluímos que, embora o uso dos recursos de comunicação digital não seja a causa do sucesso da campanha de Obama ou mesmo da mobilização gerada e da popularidade que teve entre o eleitorado jovem, eles certamente fazem parte do ambiente social e político que determinou esses fenômenos.
Palavras-chave: campanhas on-line
Barack Obama
internet
comunicação política
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2189
Data do documento: Out-2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a04v17n34.pdf425,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.