Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21889
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pequenas e médias empresas brasileiras: proposição de um modelo comportamental evolutivo para a internacionalização de firmas de HPPC
Autor(es): Soares, Ednaldo
Ladeira, Rodrigo
Autor(es): Soares, Ednaldo
Ladeira, Rodrigo
Abstract: Estudos sobre a internacionalização de empresas surgiram a partir dos anos 1960. Este é um exemplo centrado em um grupo de pequenas e médias empresas brasileiras fabricantes de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC). Trata-se de um estudo (exploratório-descritivo ex-post facto) de casos múltiplos, conduzido sob abordagem qualitativa, em que representantes-chave das empresas foram entrevistados e cuja análise dos dados valeu-se, sobretudo, do conteúdo das narrativas a fim de verificar similaridades e dessemelhanças entre os processos de inserção global e entre eles e o Modelo de Uppsala. Ao final, verificou-se evidência de gradualismo, mas constatou-se, que as empresas não se valeram de um modelo específico de internacionalização. Destarte, o estudo propõe o uso de um modelo comportamental evolutivo para a internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras fabricantes de produtos de HPPC, sendo esse a resultante da aliagem entre estratégias utilizadas pelas empresas e características do mencionado modelo.
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas
Internacionalização de empresas
Modelo de Uppsala
Modelo comportamental evolutivo de internacionalização
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21889
Data do documento: Jan-2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.