Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21812
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comprometimento e consentimento organizacional: um estudo da validade discriminante dos construtos
Autor(es): Peixoto, Adriano de Lemos Alves
Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Soares, Icléia Santos Dorea
Lobo, Júlia Rodrigues
Autor(es): Peixoto, Adriano de Lemos Alves
Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Soares, Icléia Santos Dorea
Lobo, Júlia Rodrigues
Abstract: O comprometimento organizacional é um dos tópicos de pesquisa mais investigados no campo do comportamento organizacional e a gênese da sua importância reside no reconhecimento do amplo poder explicativo do construto. Tendo em vista a aparente sobreposição reportada na literatura entre a dimensão afetiva e a dimensão normativa do comprometimento, foi proposto o construto de consentimento para diferenciar trabalhadores comprometidos (vínculo ativo) de obedientes (vínculo passivo). O presente artigo busca contribuir para estabelecer os limites entre os construtos do comprometimento e consentimento organizacionais. O estudo consistiu em um survey de corte transversal entre 994 trabalhadores de diferentes organizações e segmentos produtivos. A análise sugere indícios de validade discriminante entre os construtos como se pode perceber, por exemplo, em relação às diferenças na magnitude do efeito das variáveis sociodemográficas na explicação das duas bases do comprometimento e do consentimento e pela baixa correlação entre o consentimento a base normativa (r=0,240).
Palavras-chave: Comprometimento organizacional
Vínculos
Validade
Obediência
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21812
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comprometimento e consentimento organizacional - um estudo da validade discriminante dos construtos.pdf222,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.