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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O financiamento do ensino público no Brasil: uma perspectiva político-econômica
Título(s) alternativo(s): Caderno CRH
Autor(es): Gomes, Cândido A.
Verhine, Robert E.
Autor(es): Gomes, Cândido A.
Verhine, Robert E.
Abstract: O sistema de financiamento da educação no Brasil se caracteriza por uma estrutura complexa, com problemas de eficiência, eficácia e eqüidade, ao tempo em que se apresentam algumas iniciativas novas como possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas. Estas características têm sido objeto de interesse crescente por parte de estudiosos e formuladores de políticas, tanto pela percepção das limitações do sistema vigente como pelas mudanças administrativas e fiscais promovidas pela Constituição de 1988 e, mais recentemente, por alguns governos estaduais e municipais. Este artigo analisa o referido sistema, examinando cada um dos aspectos acima mencionados. O texto inicia descrevendo a organização e estrutura do sistema, fornecendo, a seguir, um panorama das despesas em educação; identifica os problemas principais e descreve algumas experiências recentes que, de forma ainda parcial, tentam solucioná-los. Na sua conclusão, os autores argumentam que, para que se efetive as recentes mudanças, há necessidade de implementar-se procedimentos de avaliação e acompanhamento de forma a saber em que medida os remédios combatem as doenças ou os primeiros podem ser aperfeiçoados.
Palavras-chave: educação
finanças públicas
sistema educacional
despesas em educação
municipalização
descentralização
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2175
Data do documento: 1996
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