DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Grupo LEPEL – Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer >
Especialização (LEPEL) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21596

Title: Das lutas ao judô na escola: perspectivas para o trato com o conhecimento judô
Authors: Esteves, Maria Carolina Lopes
???metadata.dc.contributor.advisor???: Oliveira, Murilo Morais de
Keywords: Lutas;Judô;Escola;Educação Física;Wrestling;School;Physical Education
Issue Date: 2-Mar-2017
Abstract: Este texto é um estudo sobre o trabalho pedagógico com o judô e as lutas na escola, a partir da discussão dos seus elementos históricos, e como ele pode ser tratado na escola numa perspectiva crítico-superadora. Neste sentido, esta pesquisa aborda as possibilidades de contribuição do conhecimento judô – cuja violência é uma característica intrínseca – no processo de humanização dos relacionamentos das crianças e adolescentes dentro da sociedade capitalista; e a possível justificativa para o trato deste conhecimento dentro da escola. A hipótese é que o judô adquiriu, desde a sua gênese, um caráter de organização e sistematização para transmissão de seu conhecimento; estruturou um trabalho pedagógico para o seu ensino, baseado nos princípios e valores de coragem, integridade, solidariedade, estratégia e concentração – capaz de educar para a transformação social, em vez de acirrar a competição e o individualismo – e assim, ser transmitido como conteúdo científico na escola. A pesquisa foi construída a partir do método materialista histórico-dialético com o objetivo de compreender o judô: como luta, elemento clássico da Educação Física e conteúdo escolar capaz de contribuir no processo de emancipação humana.
ABSTRACT This text is a study of the pedagogical work with the judo and wrestling at school, considering its historical elements, and how it can be treated in an educational super critical perspective. In this sense, this research addresses the contributions of the judo knowledge to the humanization process of children and adolescents relationships within capitalist society; and the treatment of this knowledge within the school. The hypothesis is that judo has acquired since its genesis, an organizational character and systematization for transmitting his knowledge. Judo also structured a pedagogical work for their teaching based on the principles and values of courage, integrity, solidarity, strategy and concentration - able to educate for social change, rather than intensify competition and individualism - and thus be transmitted as content science in school. The research was built from the historical and dialectical materialist method in order to understand the judo: as a fight, a classical element of physical education and a school program that can contribute to human emancipation process.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21596
Appears in Collections:Especialização (LEPEL)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Das lutas ao judô na escola - Perspectivas para o trato com o conhecimento judô.pdfMonografia completa504.69 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA