Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21552
Tipo: Dissertação
Título: Petrografia, Litogeoquímica e Geocronologia das Rochas Granulíticas da Região de Três Braços, Município de Jaguaquara – Bahia
Autor(es): Santos, Leila Tatiane Lopes
Autor(es): Santos, Leila Tatiane Lopes
Abstract: A área de estudo encontra-se no centro sul da Bahia, inserida no Cráton do São Francisco, em terrenos arqueanos e paleoproterozoicos do Bloco Jequié. A mesma está localizada próximo a região de Jaguaquara e é denominada de Três Braços. Neste contexto foi realizado mapeamento em uma poligonal de 75km2 em escala 1:10.000, onde foram identificados e delimitados sete litotipos, denominados de: granulito charnoenderbítico (GCE), granulito enderbítico (GE), granulito monzocharnockítico-porfiroblástico (MCHP), quartzito impuro (QI), granulito monzocharnockitíco (MCH4), granulito monzocharnockitíco (MCH2) e gabronorito (GN). A classificação destas rochas se deu através de observações em campo, estudo petrográfico, geoquímico e geocronológico. Essas observações de campo permitiram verificar que todas estas rochas, com exceção do gabronorito encontram-se deformadas, com foliação paralela a foliação regional. Essa deformação ocorreu durante o paleoproterozoico, que foi acompanhada por um metamorfismo regional de fácies granulito. A mineralogia dos granulitos charnoenderbíticos (GCE e GE) e charnockíticos (MCHP, MCH4 e MCH2) de um modo geral é marcada pela grande proporção de quartzo, plagioclásio e mesopertita, sendo que os primeiros têm uma maior proporção de plagioclásio em relação à segunda tipologia. Essas rochas são acrescidas em menores proporções de piroxênios, anfibólios, biotitas e minerais opacos, embora o GCE apresente ainda granada na sua assembléia mineralógica. O QI é saturado em quartzo, enquanto o GN apresenta uma alta concentração de plagioclásio e piroxênios. Através da litogeoquímica foi possível constatar que as rochas ácidas e intermediarias foram originadas da cristalização fracionada de magmas cálcio-alcalinos e toleíticos, enquanto a básica foi originada de magma toleítico. Essa última tem teores de MgO variando de 6,56% a 15,3%. A idade destas rochas foi determinada através do método U-Pb SHRIMP realizado em cristais de zircão. Com isso foi possível aferir que a cristalização do gabronorito ocorreu há cerca de 2045.5±5.3Ma após o pico da deformação em ambiente granulítico. Por sua vez a cristalização do granulito monzocharnockitíco (MCH2) ocorreu em 2041.7±5.1Ma durante o metamorfismo paleoproterozoico, enquanto que o QI, MCHP e o GCE se cristalizaram respectivamente em 2651.5±4,9Ma, 2680.7±8,1Ma e 2950-3300Ma antes do metamorfismo paleoproterozoico.
Palavras-chave: Litogeoquímica
Geocronologia
Petrografia
Jaguaquara
CNPq: Petrologia, Metalogênese e Exploração Mineral
País: Brasil
Sigla da Instituição: PGGEOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Geologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21552
Data do documento: 20-Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PGGEOLOGIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Leila_Tatiane.pdf14,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.